Pupi Crystel e as publicações
 
"A saúde é o resultado não só de nossos atos como também de nossos pensamentos." (Mahatma Gandhi)
 
 
 

 

A saúde dos ossos também está relacionada a uma vida saudável. Ter uma boa alimentação, fazer exercícios físicos e tomar sol na medida certa desde a infância podem reduzir a chance de ter osteoporose e outras doenças.

Quando você vê um adolescente praticando esportes, em uma praça, em um dia ensolarado, pode pensar que aquilo se resume apenas a uma mera brincadeira e reunião entre amigos.
Mas o que muita gente não imagina é que esse comportamento aparentemente simples, até mesmo rotineiro, pode trazer benefícios à saúde para uma vida inteira, inclusive quando o assunto são os ossos.
Estima-se que 95% da formação dos ossos se dá justamente nessa etapa da vida, quando os hormônios estão trabalhando a todo o vapor.
“Se não ganhar uma boa massa óssea nessa fase, a pessoa não ganha na vida adulta”, afirma Cynthia Brandão, assessora médica da Densitometria Óssea do Fleury Medicina e Saúde.
Além da herança genética, são três os fatores que garantem uma boa formação óssea: praticar atividade física, tomar sol na medida certa (e isso os adolescentes da cena citada fazem em um simples jogo em grupo ao ar livre) e ter uma alimentação equilibrada, que inclua porções diárias de cálcio.

Todo esse cuidado tem uma razão: ao longo da vida adulta, e principalmente na terceira idade, as pessoas começam a perder massa óssea.
Esse é um processo natural (e irreversível) para todos os seres humanos.
Adultos costumam perder 1% da massa óssea a cada ano.
Em mulheres após a menopausa, essa perda pode chegar a 4% anualmente – a explicação está nas mudanças provocadas pela menopausa, período no qual as taxas do hormônio estrogênio, conhecido como protetor dos ossos, são reduzidas e ocorre perda óssea acelerada em, aproximadamente, 30% das mulheres.
Nos homens, a perda costuma ser menor, mas também acontece, especialmente após os 60 anos, inclusive com aumento da taxa de fraturas por fragilidade óssea.
Neles, os
principais fatores de risco não são os hormonais, mas sim o sedentarismo, o consumo regular de bebidas alcoólicas e o tabagismo.
Quando essas perdas são graves (redução da densidade mineral óssea em mais de 25% comparada ao adulto jovem, de 20 a 40 anos), a pessoa apresenta osteoporose e maior risco de fratura por baixo impacto ou mínimo trauma, principalmente da coluna, do colo do fêmur e do punho.
As fraturas estão relacionadas a um maior risco de novos eventos, prejuízo da qualidade de vida, dor crônica, redução da estatura e limitações para executar atividades da vida diária e de lazer, com maior grau de dependência.

Estima-se que 10 milhões de brasileiros tenham osteoporose.
No ano passado, foi realizado o Brazilian Osteoporosis Study (Brazos), primeiro grande estudo epidemiológico em amostra representativa da população nacional adulta com o objetivo de avaliar os principais fatores de risco associados com osteoporose e fratura por baixo impacto, como hábitos alimentares, atividade física, qualidade de vida e quedas, entre outros.
Idealizado e promovido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o estudo observou elevada prevalência de fratura em homens e mulheres após os 40 anos de idade (15%).
A pesquisa mostrou que 90% dos entrevistados não sabiam o que significava osteoporose.
“Foi observado que a maioria da população já ouviu falar de osteoporose, mas desconhece suas principais conseqüências e formas de prevenção”, explica Marcelo Pinheiro, médico e coordenador do levantamento.
Aí aparece outro desafio relacionado à osteoporose: ela é silenciosa. “Em geral, as pessoas não sentem nada até ter uma fratura”, diz.
O estudo indicou que 85% dos homens e 70% das mulheres que já tinham apresentado uma fratura por baixo impacto desconheciam a doença que ocasionara o evento, a osteoporose.
Além disso, os médicos pesquisadores constataram baixo consumo de cálcio e vitamina D, bem como elevado grau de sedentarismo (76%) e de tabagismo (25%).

ATIVIDADE FÍSICA


Exercitar-se é fundamental para ter ossos saudáveis.
A força mecânica gerada pelos exercícios, quando aplicada sobre o tecido ósseo, gera sinais bioquímicos que estimulam as células que formam a matriz óssea.
E se isso ocorre na adolescência, quando há o auge da formação óssea, melhor ainda.
“Ao fazer exercícios como musculação, corrida ou bicicleta, nessa fase da vida, a pessoa acaba aproveitando melhor a sua capacidade de produção óssea, herdada geneticamente”, explica Cynthia.
É por isso que se pode dizer que ossos e músculos caminham juntos.
Ao estimular um, você automaticamente gerará benefícios ao outro. Na terceira idade, então, o ideal é caminhar e fazer exercícios contra resistência, popularmente conhecidos como musculação, pois isso ajuda a combater a perda de massa óssea, que ocorre mais intensamente nessa etapa da vida.
Exercícios que não utilizam a força da gravidade, como os realizados na água (hidroginástica e natação), embora não tragam benefícios diretos para a prevenção e o tratamento da osteoporose, são muito bons para o condicionamento físico e cardiovascular e podem reduzir o risco de quedas.

ALIMENTAÇÃO


Outro grande aliado no combate à osteoporose é uma alimentação rica em nutrientes.
E a pesquisa mostrou que os brasileiros têm deficiências alimentares de cálcio e vitamina D.
Enquanto a recomendação para adultos é a ingestão de 800 a 1.000 miligramas de cálcio por dia, o brasileiro consome, em média, 400 miligramas.
“É necessária a ingestão de cinco porções diárias de leite e seus derivados, que são a principal fonte de cálcio”, diz Marcelo Pinheiro. A quantidade, ensina o médico, pode ser dividida em dois copos de leite (tanto faz desnatado ou integral), duas fatias de queijo e um pote de iogurte, por exemplo.
Cada um deles oferece, em média, 300 miligramas de cálcio.
Mas vale lembrar que essa substância não está somente no leite.
Há outras fontes, como peixes, algumas sementes e vegetais verdes (conheça outros alimentos e suas quantidades de cálcio na tabela abaixo).
Parece difícil fazer os cálculos de ingestão diária de cálcio?
Nem tanto.
Basta usar a criatividade.
Inclua iogurtes e fatias de queijo em lanches rápidos no meio do dia. Abuse de queijos ralados nos pratos do almoço e do jantar.
Crie sobremesas com frutas à base de leite.
Para quem acha que as sugestões podem ser muito calóricas, basta lembrar que tudo pode ser feito com leite desnatado e queijos mais magros.
E o sabor doce natural das frutas dispensa o uso de açúcar.

SOL:


Outro componente fundamental para ter ossos saudáveis é a vitamina D, responsável pela boa absorção do cálcio em nosso organismo.
E como conseguir vitamina D?
Não é preciso ir longe para encontrá-la.
A fonte é gratuita, e, nisso, os brasileiros, que vivem em um país tropical, são privilegiados.
Acontece que quase toda a
vitamina D de que necessitamos é produzida a partir da exposição da pele ao sol.
Esse contato libera a produção da substância, responsável por manter as concentrações de cálcio no sangue.
Até os 60 anos de idade, o ideal é tomar de 15 a 20 minutos de sol todos os dias, sem protetor solar, nas primeiras horas da manhã (até às 9h) ou após às 16h.
Mas não é preciso ir à praia ou à piscina.
Basta expor superfícies como braços e pernas.
Isso já é suficiente.
O restante da
vitamina D pode vir da ingestão de alimentos ricos nessa substância, como óleos, alguns peixes (salmão, arenque e sardinha, por exemplo), gema de ovo, nozes e amêndoas – todos fáceis de encontrar por aqui, embora nem sempre façam parte da dieta do brasileiro, mas que deveriam ser incluídos com maior freqüência na rotina alimentar.
A suplementação, tanto de cálcio quanto de
vitamina D, pode ser importante em alguns casos, principalmente quando a pessoa não consegue ingerir as quantidades mínimas necessárias ou tem doenças que comprometem a síntese ou aumentam a perda da vitamina D – mas somente o médico poderá recomendá-la.

Densitometria óssea: um exame importante
Exame pode ser feito por pessoas de qualquer idade
O melhor tratamento contra a osteoporose é a prevenção, que deve começar na infância.
Uma boa avaliação da saúde dos ossos nessa fase da vida ajuda a garantir um futuro saudável, já que os pequenos podem apresentar problemas de osteopenia, ou seja, não ganhar massa óssea na proporção adequada para sua faixa etária.
Isso pode acontecer com crianças asmáticas, que façam uso contínuo de corticóides, que tenham diabetes, doenças reumáticas ou apresentem problemas renais e intestinais.
Nesses casos, é importante fazer uma densitometria óssea, que verifica se a massa óssea está adequada à idade.
Para examinar crianças e adolescentes, o Fleury conta com um software específico.
“É um exame importante, mas ainda pouco difundido”, afirma Cynthia Brandão.
No ano passado, das 2 mil densitometrias ósseas realizadas pelo Fleury, apenas 5% foram com crianças.
O Fleury também passará a oferecer o exame para pessoas obesas. Geralmente, os equipamentos comuns suportam até 120 quilos.
“Em breve teremos uma máquina que pode atender pacientes com até 200 quilos, ajudando a avaliar melhor essa pessoa, que até então ficava sem atendimento”, informa Cynthia.

 

Texto e imagens extraídos do site do Laboratório Fleury. Mais textos sobre saúde, visite o site: http://www.fleury.com.br/Pages/Default.aspx

 
 

 

 

 

 

 

Tania Lemke
http://dicasdetan.wordpress.com
http://tanialemke.blogspot.com
http://tanialemke-amigos.blogspot.com
http://dicasdetan-tanialemke.blogspot.com

"Nem toda ausência é falta de amor!" Tania Lemke

Campanha de prevenção ao câncer mamário
Cuidado amigas, ao sentir um nódulo ou algo estranho em seus seios, vá a um "ONCOLOGISTA"
ou a um "MASTOLOGISTA".
Esta é a forma certa de detectarmos  logo esta doença traiçoeira!
Estes são os especialistas.

 

 

 




Escrito por Ingrid às 22h54
[] [envie esta mensagem]


 
  Dicas de pesquisa na net...

 
Aprenda truques para fazer buscas no Google

Praticamente todo usuário de internet, inclusive você, já se deparou com essa situação: ao procurar mais informações sobre um determinado assunto na web, entrou em um site de buscas, escreveu algo naquela tradicional janelinha e... não encontrou o que gostaria. Pois isso acaba hoje: sempre adorei as facetas do Google para busca avançadas e vou compartilhá-las com você agora, dividindo as dicas nas categorias "básica", "avançada" e "números". :)

Opções básicas
O Google não diferencia letras maiúsculas, minúsculas ou acentuação. Para o programa, coração é a mesma coisa que coracao ou CoRaÇÃo.

1) Busca simples
Você pode fazer uma busca com uma ou mais palavras: quando elas são separadas por um espaço, o sistema procura uma E também a outra.
Exemplo: Ayrton Senna.
Como resultado, o programa vai trazer todo os sites que tenham as palavras Ayrton E Senna, mesmo se elas estiverem separadas no texto.

2) Frase exata
Colocando as duas palavras entre aspas , a busca será efetuada com todas as palavras, na ordem em que foram escritas.
Exemplo: "Ayrton Senna"
.
O resultado irá apresentar todos os sites nos quais a palavra Ayrton é obrigatoriamente seguida pela palavra Senna.

3) Excluindo uma palavra
É possível fazer isso colocando um sinal de menos (-) na frente da palavra que deseja excluir. Exemplo: "Ayrton Senna" -Prost. O resultado vai apresentar sites que tenham "Ayrton Senna", nesta ordem, e não contenham a palavra Prost.

 

4) Encontrando sinônimos
Coloque um sinal de til (~) na frente da palavra que deseja procurar; assim, a ferramenta exibirá seus sinônimos.
Exemplo: "Ayrton Senna" ~espetacular.


Opções avançadas

1) Busca no título da página
Para buscar o título da página, esse que aparece lá no topo da janela, escreva o termo intitle:, seguido da expressão que quer encontrar.
Exemplo: intitle:"Ayrton Senna" . O resultado irá apresentar as páginas que contenham a expressão "Ayrton Senna" no titulo, e não necessariamente no corpo da página. Use allintitle: para buscar por todas as palavras e expressões no título.

2) Procurar em um site específico
Você pode procurar dentro de um site específico, usando o termo "site:" acrescido da URL básica do site. Exemplo: "Ayrton Senna" site:globo.com. O resultado irá apresentar todos os registros da expressão "Ayrton Senna" em todos os sites da
globo.com .

3) Todas as palavras no texto da página
Quando você quiser garantir que todas as palavras estão no texto da página (não em links, titulo e etc), use allintext:.
Exemplo: allintext: "Ayrton Senna" . O resultado irá apresentar apenas sites em que a expressão "Ayrton Senna" esteja no corpo do texto.

4) Busca por intervalo entre números
Se você está procurando um produto e quer apenas os resultados de busca entre duas faixas de preço, use valor 1..valor 2Exemplo: "Câmera digital" 500..1.000. O resultado conterá sites com a expressão "câmera digital" e números inteiros entre 500 e 1.000.

 

5) Buscar excluindo conteúdo adulto
Seu filho precisa fazer um trabalho de escola e vai procurar termos como "sexo" e "camisinha"? O risco de ele encontrar um site com conteúdo adulto nesse caso é muito grande. Para diminuir o risco dele ver algo que não deveria,
Clique aquie configure essa opção em seu navegador.

 

Muitos usuários preferem não ter sites adultos inclusos nos resultados de pesquisa (principalmente se seus filhos usam o mesmo computador). O SafeSearch do Google filtra os sites com conteúdo sexual explícito e os elimina dos seus resultados de pesquisa. Nenhum filtro é 100% preciso, mas o SafeSearch deve eliminar o material mais inadequado.

Você pode optar entre três configurações do SafeSearch:

  • Filtragem moderada exclui a maioria das imagens explícitas dos resultados do Google Image Search, mas não filtram os resultados de pesquisa na Web comuns. Esta é a configuração padrão do SafeSearch; você receberá filtragem moderada a menos que a altere.
  • Filtragem restrita aplica a filtragem SafeSearch a todos os seus resultados de pesquisa (ou seja, tanto pesquisa de imagens quanto pesquisa na Web comum).

E por fim…

  • Sem filtro , como o próprio nome diz, desativa completamente a filtragem do SafeSearch.

Também é possível ajustar as configurações do SafeSearch em Pesquisa avançada ou nas páginas Pesquisa de imagem avançada por pesquisa.

Trabalhamos com total dedicação para manter o SafeSearch atualizado e abrangente ao máximo, mas sites inadequados às vezes podem escapar dos nossos filtros. Se você tiver o SafeSearch ativado e ainda encontrar sites com conteúdo ofensivo nos resultados, entre em contato conosco, e nós o investigaremos.



6) Busca por tipos específicos de arquivos
Pode ser que alguma vez seja necessário encontrar um arquivo com uma extensão específica, como um arquivo PDF de um manual que você perdeu. Para isso, Use o termo filetype: ou ext: acrescido da extensão que você quer. Exemplo: "manual Celta" ext:PDF. O resultado irá apresentar apenas documentos PDF com o a expressão "manual Celta" em seu conteúdo.

NÚMEROS
Também é possível brincar com as buscas do Google fazendo cálculos matemáticos, conversão de moedas, etc, etc e etc. Vamos lá!

 

1)      Operações matemáticas
Soma: número + número
Subtração: número - número
Multiplicação: número * número
Divisão: número / número
Clique aqui para ver a lista completa de operações.

2) Operações de conversão de moeda
Você precisa saber quanto vale US$ 100 em euros? Simples: escreva o valor, a moeda de origem, a palavra in e a moeda final. Exemplo: 100 USD in euros. Uma observação importante:se o google aparece em português para você, use no lugar de IN a opção EM: 200 USD em euros .

Para terminar, você pode combinar as opções que apresentei para refinar ainda mais suas buscas. A intenção do Google com isso é qualificar o resultado das buscas: não adianta encontrar 100 mil páginas que não lhe servem. Encontrar dez, sendo que destas metade lhe serve muito bem é o que importa, certo
?

 




Escrito por Ingrid às 02h08
[] [envie esta mensagem]


 
  NATUREZA :


 

     Preservar  é questão de bom senso!  

 


ATENÇÃO - NÃO SEJA CÚMPLICE!
Ajude a combater o tráfico de animais silvestres.

Se você souber de comércio ilegal ou cativeiro de animais silvestres, DENUNCIE!
Avise a Polícia. Ligue 190.



Ecologia não é só cartaz de protesto, dieta vegetariana, discurso “zen”, “bichinho”, “matinho”, e coisas assim.
É principalmente, ética e consciência.
A maneira como interagimos com as pessoas, e com os recursos da natureza, é que vai determinar o grau de conscientização e engajamento de cada um.
Consciência ecológica é saber escolher como consumir, morar, viver, e respeitar os valores humanos e a própria vida.
Se todos fizerem pequenas mudanças de hábitos, o mundo se transformará.
Mas, se esgotarmos os recursos que a natureza sabiamente nos proporciona para uma existência natural e saudável, estaremos destruindo o “mapa da mina”.
Vamos consumir e agir com consciência e ética?

     Você sabia que uma pilha pequena pode contaminar 20.000 litros de água?

Tome a Iniciativa

Se a sua rua não tem coleta seletiva de lixo, que tal começar? Fale com os moradores e organize um grupo. O primeiro passo, é  a “conscientização”. O próximo passo é “informação”. Descubra onde existem postos de coleta. Normalmente as prefeituras cuidam disso, mas também existem ONGs e outras entidades alternativas que desenvolvem esse tipo de trabalho. A seguir, passe a separar o lixo que você produz em sua casa e colocar nos depósitos exclusivos. Você não precisa virar militante  ecológico e nem se filiar a uma ONG. Basta lembrar que você também é responsável pela manutenção daquilo que todos recebemos de graça: o ambiente.

No Lugar Certo

Existem produtos que, por serem nocivos  ao ambiente e à saúde, não devem ser jogados no lixo doméstico. São os “resíduos especiais”.  
Possuem substâncias tóxicas, de efeito cumulativo como cádmio, chumbo e mercúrio,  que uma vez presentes no organismo não podem ser eliminados, causando lesões sérias. Contaminam o solo, lençóis freáticos, plantações, animais e pessoas. Dentre os mais conhecidos estão:   pilhas, baterias de celular e de eletrônicos em geral, lâmpadas fluorescentes  e remédios.

 

Como Jogar...

Pilhas e Lâmpadas: Ponha num saco plástico, feche bem, e leve à caixa de coleta.

Baterias - de celular e outras: Pela legislação, as lojas que vendem o aparelho são obrigadas a receber a bateria descarregada.

Remédios: São como lixo hospitalar. Coloque num saquinho e entregue na farmácia mais próxima para coleta especializada.

Dúvidas? Consulte o S.A.C. do fabricante, ou a CETESB, ou o órgão de Saneamento Ambiental de sua cidade.

Veja quanto tempo a natureza leva para absorver alguns tipos de detritos:

 

Jornais 2 a 6 semanas
Embalagens de Papel 1 a 4 semanas
Casca de frutas 3 meses
Guardanapos de papel 3 meses
Pontas de cigarro 2 anos
Fósforo 2 anos
Chicletes 5 anos
Nylon 30 a 40 anos
Sacos e copos plásticos 200 a 450 anos
Latas de alumínio 100 a 500 anos
Tampas de garrafa 100 a 500 anos
Pilhas 100 a 500 anos
Garrafas ou frascos de vidro ou plástico indeterminado

 

No Brasil, cerca de 38% do papel, 36% do vidro e 62% do alumínio gerados são reciclados.
Cada 50 Kg de papel reciclado poupa o corte de uma árvore.

A reciclagem de uma tonelada de plástico, economiza 130 quilos de petróleo.

Ajude a aumentar estas estatísticas separando materiais recicláveis para coleta ou encaminhando-os a centros de reciclagem.

As águas subterrâneas são passíveis de contaminação por lixões, aterros industriais, armazenamento, manipulação e descarte inadequado de produtos químicos, entre eles os pesticidas agrícolas, e até mesmo pilhas e baterias de celular.

O lixo pode provocar doenças como: febre tifóide, leptospirose e infecções de pele.



Escrito por Ingrid às 02h01
[] [envie esta mensagem]


 
 
ORGÂNICOS x TRANSGÊNICOS

Orgânico

Assim é chamado todo alimento proveniente do cultivo sem agrotóxicos nem adubos químicos.
Neste tipo de cultura, o controle de pragas e do solo é feito através de recursos oferecidos pela própria natureza.
A finalidade dessas culturas é produzir alimentos  de melhor qualidade, biologicamente completos, preservando seu teor de nutrientes, cor, aroma e sabor. 
Em resumo, não fazem mal à saúde e nem agridem ao meio ambiente. 
Essas plantações passam por  avaliação rigorosa e inspeção local, obedecendo a normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura. 
Só então, cumpridas as exigências, os produtos recebem a certificação e passam a exibir um selo que garante sua qualidade e procedência.
O consumo de produtos orgânicos está em alta, mas, no Brasil, ainda há poucas entidades aptas a certifica-los.
As principais são  a Associação  de Agricultura Orgânica (AAO) e o Instituto Biodinâmico (IBD).

Experimente! A diferença de preço é pouca, e os benefícios compensam.

Transgênicos (ou OGM :)

São os organismos geneticamente modificados, ou seja, que sofrem alterações genéticas provocadas pelo homem.
Estudos de impacto ambiental, normas para avaliação de riscos à saúde e para rotulagem de produtos ainda geram controvérsias, pois não se sabe se são adequadas ou não.
A única certeza é que os OGM podem ser produzidos em larga escala e com rapidez, portanto, são mais lucrativos.Produtos como soja, milho, canola, batata, tomate, trigo, entre outros, devem ser checados na hora da compra. Também seus derivados  ou industrializados que contenham esses componentes, inclusive ração animal, devem ser avaliados com cautela. Alguns empresários ou produtores já colocam nas  embalagens a identificação de “Produto não Transgênico” bem à vista do consumidor. De qualquer maneira, fique alerta.

Em caso de dúvida: Entre em contato com o fabricante (SAC) ou produtor, e peça garantias.
Se a coisa ficar “mal parada” e a explicação não convencer, procure o Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) e oriente-se.
A cautela vale tanto para produtos nacionais quanto os importados.
Em caso de dúvida, não compre!

Chique no "Úrtimo"
A Andiroba está na moda!

Chama Fatal

O repelente natural mais eficiente que se conhece no momento, é o óleo essencial extraído da semente de Andiroba.
Trata as incômodas picadas, servindo ainda como um bom protetor solar. Previne doenças transmitidas pelos mosquitos, porém, sua ação é particularmente eficaz contra o mosquito da dengue. Além disso, age também contra os transmissores da malária, febre amarela, filariose entre outros. 
A FIOCRUZ pesquisou a planta e as possibilidades de manejo sustentável da Andiroba e seus derivados, e desenvolveu diversos produtos que estão sendo produzidos e comercializados por empresas comprometidas com a preservação ambiental. As Velas de Andiroba afastam os mosquitos  e inibem seu apetite alterando seu metabolismo. Da reciclagem de suas fibras e cascas, produz-se tochas repelentes muito eficazes para ambientes externos. 
O produto é atóxico, não provoca alergia e nem causa  danos ao meio ambiente.

O outro lado... 

Nem só pra repelente serve a Andiroba. Ela vem sendo utilizada, também com enorme sucesso, na produção de cosméticos de altíssima qualidade, graças ao interesse de  empresários e órgãos de pesquisa, que vêm investindo no seu aproveitamento. 
Já se encontram à venda:
sabonetes adstringente,  esfoliante, nutritivo, óleos para aromaterapía e massagem (fadiga muscular, inchaço, dores), hidratantes, emolientes, protetor solar, aromatizantes diversos, além de colônias e saches.
Pode ser encontrado ainda um sabonete rústico, neutro, disponível também na versão para cães. 
A matéria prima utilizada na fabricação é extraída de maneira totalmente artesanal e ecológica, por comunidades da região amazônica, que possuem certificação de “manejo sustentável” fornecido pelo
IBAMA. 
Procure nas lojas especializadas, e não se esqueça de exigir o "selo verde".

“Banho” de Ecologia

Para quem se preocupa não só com  a natureza como um todo,  mas também com a qualidade de vida dos seus animais de  estimação, as novidades são boas. Já pode ser encontrada nas pet shops  uma linha “Green Pet” de produtos de higiene  e toucador para cães e gatos.
Diversos tipos de shampoos, condicionadores e sabonetes a base de ervas, colônias e talcos com aromas naturais. Os shampoos  variam de acordo com as cores  da pelagem. Todos os produtos são formulados com extratos e óleos naturais e, segundo informações dos fabricantes, possuem o PH neutro, que não agride a pele dos animais. É importante lembrar que, são produtos biodegradáveis. Com certeza, uma iniciativa que merece ser aplaudida!

Inseticidas

Existem algumas soluções alternativas para eliminar insetos sem efeitos nocivos.
Algumas são muito simples, e ideais para uso doméstico.
Se o problema for com as formigas, pó de café em volta do local a ser protegido dá um bom resultado. Sementes de gergelim (não torradas) em volta do formigueiro e na trilha das formigas também resolvem. Um outro método é a homeopatia. Na cidade de São Paulo, uma veterinária desenvolveu o método à partir da dinamização do inseto a ser eliminado, e diz funcionar também contra pulgas e baratas num período máximo de três meses. O medicamento é colocado no açúcar cristal.
Já para afastar mosquitos e pernilongos, velas com óleos de citronela, cupuaçu ou laranja. Cascas de laranja queimadas ou aquecidas no fogo também funcionam como repelente. Existe ainda no mercado um aparelho eletrônico  que não produz cheiro e nem utiliza produtos químicos. Emite uma freqüência em ultra - som (inaudível) que afasta mosquitos e pernilongos. Não custa experimentar...

Tinta ecológica

Na hora de pintar um ambiente, todo cuidado é pouco.
O cheiro da tinta pode intoxicar pessoas mais sensíveis, e animais domésticos.
Além do mais, as tintas utilizadas habitualmente são sintéticas, o que significa matéria prima derivada de petróleo, que é recurso não renovável.
Existem, porém, as chamadas tintas ecológicas, já bastante utilizadas no exterior, onde muitas empresas comercializam o produto.
No Brasil, é possível encontrar tintas naturais em escala comercial, sob encomenda, em alguns institutos ou empresas especializadas.
São produzidas à base de produtos naturais provenientes de fontes sustentáveis – leite, terra, azeite, vegetais, etc. – e possuem baixa toxicidade. Há, também, alguns cursos a respeito.

Opção – Outra possibilidade é a boa e velha cal – calcário calcinado – acrescida de ingredientes variados, conforme o caso (sal, limão, azeite, polvilho...).
Além de promover a assepsia, a cal permite que as paredes respirem.
O colorido fica por conta do antigo (e eficiente) Pó Xadrez, encontrado em qualquer loja de tintas ou material de construção.
Ambas as alternativas estão muito em moda, e são impecáveis em termos ecológicos. 

Arte

E se o seu negócio é arte, procure se informar: o mercado já conta com três tipos de tinta e um de verniz., que podem ser utilizados em pinturas decorativas, para várias técnicas em diversas superfícies, inclusive pisos, paredes, concreto, vinil, e madeira.
Todas são à base de água, sem cheiro e atóxicas. São produtos importados (ainda...) e podem ser encontrados nas lojas especializadas em artigos para artes, artesanato, restauração, ou similares.

"Selo Verde"

É cada vez maior o número de empresários interessados em licenciar produtos
ecológicos, ou desenvolve-los e receber o “Selo Verde”, o qual garante a precedência e a qualidade do mesmo.
Para obter essa licença, cada produto tem que apresentar vários certificados. E, podemos ficar tranqüilos, neste tipo de comércio, ética é moeda corrente.
Ajude a preservar. Prefira produtos com o “Selo Verde” ou certificado.

Couro Ecológico.

Já pode ser encontrado, e é super bonito.
A primeira opção vem direto da Amazônia Brasileira. É conhecido como “Treetap”, ou “couro vegetal”, uma mistura de algodão com látex.

É
menos resistente que o couro verdadeiro -pouca coisa -, mas é ideal para roupas e acessórios.
Outra opção é o couro da pele do gado, porém, curtido com substâncias vegetais. Uma delas é a seiva da “Acácia Negra”, ou tanino, conhecida como Mimosa. Assim, evita-se o uso do óxido de cromo (o qual polui os rios).
As duas versões são biodegradáveis.

Como identificar?

Se o fundo for de algodão, é “treetap”, ou vegetal.  
Quanto ao tratado com tanino, apenas o “Selo” pode identifica-lo.



Escrito por Ingrid às 02h00
[] [envie esta mensagem]


 
  Medicamento proibido

Medicamento proibido 
 

U R G E N T E
- RISCO DE MORTE

 

Para quem tem crianças ou para  quem faz uso
regular de medicamentos, é

melhor ficar de olho!
 

Por favor, divulguem.

 

O
Ministério da Saúde através da  Agência Nacional

de Vigilância Sanitária

 

suspendeu

 

por meio da

Resolução 96,

a fabricação, distribuição, manipulação,

comercialização e  armazenagem de medicamentos com o

principio ativo denominado  FENILPROPALAMINA.


 
A medida foi tomada depois que a  
"Food and Drug

 
Administration"
, (FDA), dos Estados Unidos, constatou

que  a substância vinha provocando adversos

 

 FATAIS

 

em
usuários americanos  (hemorragia cerebral).

 

No Brasil a suspensão  é preventiva,

 

uma vez que não existem casos relatados.
 
A
FENILPROPALAMINA está presente  em 21
medicamentos, especialmente
nos

 

anti-gripais.

 

Os
medicamentos suspensos são

os seguintes:
 

1)
Bernadryl dia e noite.
 
2)
Contac
 
3)
Naldecon Bristol
 
4)
Acolde
 
5)
Rinarin Expectorante
 
6)
Deltap
 
7)
!
Desfenil
 
8)
HCl de fenilpropalamina
 
9)
Naldex
 
10)
Nasaliv
 
11)
Decongex Plus
 
12)
Sanagripe
 
13) Descon
 
14)
Descon AP
 
15)
Descon Expectorante
 
16)
Dimetapp
 
17)
Dimetapp Expectorante
 
18)
Ceracol Plus
 
19)
Ornatrol
 
20)
Rhinex AP
 
21)
Contilen
 
Solicito, pois, a todos que  estejam utilizando
qualquer medicamento da lista acima, procurem o seu médico para maiores detalhes.

 
Atenciosamente,


MAURICI ARAGÃO TAVARES

Médico do Trabalho

CRM.SP.33006




Escrito por Ingrid às 01h55
[] [envie esta mensagem]


 
  Inteligentes...

 
Carnívoros e exigentes

Gato de desenho animado só gosta de peixe e leite. Os felinos domésticos de verdade realmente apreciam esses alimentos, mas sua dieta tem de ser muito mais rica e devidamente balanceada. Os gatos são naturalmente carnívoros e selecionam bastante o que comem. O problema é que essa seleção é feita pelo paladar, e não de acordo com suas necessidades nutricionais. A indústria de alimentação animal está atenta a essas características, pois oferecem produtos completos e de qualidade comprovada para atender as exigências alimentares reforçados por atrativos como sabor e aroma. O equilíbrio é fundamental na nutrição. Gatos necessitam de suplementação de nutrientes específicos, que não são necessários ao cão e outros animais domésticos. Destacam-se a taurina, um aminoácido, e o ácido aracdônico, um lipídio estrutural. Além disso, suas necessidades protéicas são muito maiores que a dos cães, necessitando no mínimo de 30% de proteína para crescimento e reprodução e 24% para manutenção dos adultos. Outro ponto importante é o sistema digestivo mais delicado, necessitando de alimentos de maior digestibilidade e pelo menos 8% de gordura em suas dietas.
 
Resumidamente, os principais fatores que tornam os gatos animais especiais sob o ponto de vista nutricional são:
Vitamina A : Gatos não convertem o beta-caroteno, presente nas plantas, em vitamina A, necessitando dela pré-formada em sua dieta. Na prática, significa que cenoura cozida, para gatos, não tem valor nutritivo!
Niacina: Gatos não convertem o aminoácido triptofano em niacina, uma vitamina do complexo B. Suas necessidades de niacina são 4 vezes maiores que a dos cães. Sua deficiência causa perda de peso e apetite e úlceras na cavidade oral e língua.
Taurina: É um aminoácido que não é incorporado à cadeia protéica, sendo essencial para o funcionamento do miocárdio (músculo do coração) e da retina. Diferentemente dos demais mamíferos domésticos, o gato não a sintetiza em quantidades suficientes, devendo esta estar presente em suas dietas. Sua deficiência leva a degeneração da retina, cegueira e doença cardíaca.
Proteína: A dieta natural dos gatos, rica em proteína e pobre em carboidratos, levou a adaptação dos sistemas enzimáticos do fígado. Estes apresentam uma alta conversão de aminoácidos em glicose, fazendo com que a necessidade protéica dos gatos seja maior que a dos cães em 50% para o crescimento e seja o dobro para manutenção de adultos.
Piridoxina: Também conhecida como vitamina B6, participa do metabolismo das proteínas. A necessidade de piridoxina nos gatos é quatro vezes maior do que em cães, devido ao alto metabolismo protéico dos felinos. A deficiência desta vitamina leva a anemia, parada do crescimento, lesões renais irreversíveis e convulsões.
Ácido aracdônico: Este ácido graxo é um dos constituintes da membrana celular. Sua deficiência leva a problemas reprodutivos, dermatite, pele hiperplásica, paraqueratose, hemorragia subcutânea, etc. Diferentes dos cães, os gatos não convertem o ácido linoleico em ácido aracdônico, devendo suas dietas apresentar este ácido graxo pré-formado. Na prática significa que rações para gatos devem apresentar proteína e gordura animal em sua composição.
 
Um nutriente bastante estudado e discutido nas rações para gatos é o magnésio, mineral que promove o correto funcionamento muscular. A principal preocupação, nesse caso, é com o exagero. Os fabricantes de alimentos para gatos tem procurado reduzir ao máximo o nível de magnésio nas rações, pois este foi incriminado na formação de cristais no aparelho urinário. A espécie sofre mais com esse tipo de problema, pois a uretra dos gatos é extremamente fina e sinuosa e a existência de cálculos no aparelho urinário pode obstruir o canal. Se não houver tratamento em tempo hábil, a conseqüência pode ser fatal.
 
No entanto houve certo exagero quanto à importância real das rações e do magnésio na Doença do Trato Urinário Inferior dos Felinos (DTUIF). Em estudo sobre o assunto, OSBORNE et al (1989) verificaram em 132 casos da doença a presença de plugs uretrais em 32 (22,37%), urolitíase sem infecção urinária em 32 (22,37%), 2 casos de infecção do trato urinário (1,4%), 2 casos de infecção mais urolitíase (1,4%) e 77 casos sem causa determinada (53,8%). Dados mais recentes demonstram que os casos sem causa determinada chegam a atingir valores acima de 70%, demonstrando que os cristais parecem não ser tão importantes assim na doença. Por outro lado, o pH urinário é fundamental e as rações devem conferir um pH ácido, fisiológico da urina dos gatos. Isto pode ser conseguido fornecendo-se proteína animal e acidificantes naturais, o que ajuda muito na prevenção da doença.
IDADE – A necessidade alimentar dos gatos muda de acordo com sua idade. O animal mais jovem requer maior proporção de vitaminas, minerais e proteínas, pois seu crescimento é mais acelerado. O balanceamento entre cálcio e fósforo é outro fator importante, pois tem influência direta na formação dos dentes e do esqueleto, em especial até os dez meses de idade e suas rações devem apresentar pelo menos 1,0% de cálcio e 0,8% de fósforo.
 
Após estes dez meses de vida, os gatos atingem a maioridade e suas necessidades nutricionais também mudam. O cálcio é importante nesse período, no entanto, em proporção menor (no mínimo 0,6% da ração) é exigida pelos gatos mais novos.
MANEJO – Alimentar bem o gato não se restringe a escolher o melhor alimento. A maneira como este é oferecido também é importante. É fundamental que o dono conheça bem seu animal, suas manias, suas características etc. Há gatos com maior propensão a problemas urinários, devido a particularidades de seu organismo ou mesmo sua forma de vida. Após as refeições segue-se fisiologicamente uma onda alcalina, que ocasiona elevação do pH urinário. Quando o animal apresenta várias refeições por dia, esta onda é quebrada em ondas menores, acarretando menor interferência na urina. Desta forma, o animal apresentar varias refeições ao dia favorece a prevenção da DTUIF.
 
A ingestão de líquidos e o volume urinário também colaboram para evitar a formação de cristais na uretra. É preciso, então, estimular a ingestão de água, colocando-a de forma a estimular seu consumo, sempre fresca e em um local que o gato goste. Antes de adotar um bichano, o dono deve conhecer um pouco sobre o temperamento e os costumes desses felinos domésticos, seus hábitos alimentares e cuidados básicos, para que possa oferecer as condições necessárias de desenvolvimento e saúde do animal. Desta forma a relação entre os dois será sempre mais estimulante e interessante.



Escrito por Ingrid às 01h51
[] [envie esta mensagem]


 
  Alerta para aqueles que gostam de jogar os documentos velhos no lixo...

Alerta para aqueles que gostam de jogar os documentos velhos no lixo...

 
 
 

Quanto tempo se deve guardar os documentos?

 

Fontes:

IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor)
Associação Nacional dos Usuários de Cartão de Crédito
Banco Central do Brasil

Com a entrada em vigência do novo Código Civil, em janeiro de 2003, foram alterados os prazos de armazenamento de alguns documentos pelos consumidor. A tabela abaixo faz um resumo do prazo de manutenção para os documentos mais comuns, já de acordo com o novo código:

  • Imposto de Renda, IPTU, IPVA, contas de água, luz, telefone e gás – 5 anos
  • Contratos de seguro (incluindo Seguro Saúde) – 1 ano
  • Plano Saúde – 5 anos
  • Contrato de aluguel – 3 anos
  • Pagamento de condomínio – 5 anos
  • Prestação da casa – 5 anos
  • Mensalidades escolares – 5 anos

Confira, a seguir, por quanto tempo você deve guardar:

Comprovantes de pagamento

Para os tributos, o prazo não mudou com o novo código. Documentos como o comprovante de pagamento de IPTU, IPVA e a declaração de Imposto de Renda devem ser mantidos por 5 anos, contados a partir do primeiro dia útil do ano seguinte ao pagamento. Exemplo: a declaração de I.R. de 2002 deve ser mantida até 02/01/2008.

Contas de água, luz, telefone e gás também devem ser mantidas por 5 anos, pois também são consideradas taxas. Mantê-las serve como garantia de manutenção dos serviços. De qualquer forma, caso o fornecedor alegue que uma conta antiga não tenha sido paga pelo consumidor e este não disponha mais de comprovante, apesar de tê-la pago, ainda assim o consumidor poderá pedir o ônus da prova, ou seja, o fornecedor terá que provar que a conta não foi paga. O consumidor que paga essas contas automaticamente pelo banco já tem a comprovação de pagamento.

A nota fiscal de qualquer tipo de produto ou serviço deve ser guardada não somente pelo prazo de garantia, mas pelo prazo de vida útil do produto, para que o consumidor se resguarde de qualquer defeito oculto de fabricação. Isso vale, por exemplo, para eletrodomésticos, eletro-eletrônicos, automóveis, etc.

Contratos de seguro, em geral, devem ser mantidos pelo prazo de um ano a partir do primeiro pagamento de cada mensalidade. Exemplos: seguro de automóveis e seguro saúde. Isso não vale para o chamado plano saúde. A diferença entre o plano saúde e o seguro saúde é que neste último o consumidor tem a opção de escolher livremente seu médico, tendo direito a reembolso de parte do valor da consulta. No plano saúde o consumidor só pode escolher médicos da rede credenciada pelo plano. Aqui houve uma mudança com o novo código civil: antes os documentos de assistência médica, como o do plano saúde, deviam ser mantidos por 20 anos. Agora, é por apenas 5.

O prazo de manutenção de comprovante do pagamento de aluguel é, com o novo código civil, de 3 anos. No código anterior, o prazo era de 5 anos. Já para o pagamento de condomínio, o prazo de manutenção era de 20 anos, agora passa a ser de apenas 5 anos. É recomendável pedir periodicamente à administradora do condomínio uma declaração de que não existem débitos.

O pagamento de prestação da casa deve ser mantido por 5 anos. Antes, eram 20 anos.

Para os consórcios devem-se manter os comprovantes até que seja dada a quitação. A liberação da alienação fiduciária é a prova de que o pagamento foi feito.

O pagamento das mensalidades escolares deve ser guardado por 5 anos. No código civil anterior, era necessário mantê-lo por apenas um ano.

Trabalho e banco

Documentação trabalhista

O contracheque (também conhecido como hollerith) deve ser guardado pelo trabalhador até 5 anos para cobrança de direitos trabalhistas. Caso o trabalhador saia da empresa, terá só 2 anos para efetuar tal cobrança.

Notas de serviços de profissionais liberais devem ser mantidas por 5 anos. Antes, bastava tê-las por um ano.

Para efeito de previdência social, profissionais autônomos devem guardar o carnê do INSS até o pedido do benefício da aposentadoria. Pelo mesmo motivo, trabalhadores devem guardar o contracheque.

Documentação bancária

Cheques devem ser apresentados nos bancos para desconto em até 30 dias, para cheques da mesma praça, e em até 60 dias, para cheques de praças diferentes. A prescrição de um cheque pode ser feita em um prazo máximo de 6 meses contados da apresentação. Esse é o prazo para que o cheque seja executado se não tiver fundo. O canhoto de cheque não tem valor legal, só vale para conferência.

Para faturas de cartão de crédito não há determinação legal. A Associação Nacional dos Usuários de Cartão de Crédito recomenda que elas sejam mantidas pelo mínimo de um ano, por cautela, para que o consumidor se previna contra eventuais lançamentos indevidos e/ou cobrança em duplicidade por parte das administradoras de cartões de crédito.

É importante ressaltar que a pretensão de cobrança de dívidas líquidas constantes de instrumento público ou particular (que seria o caso dos cartões, pois o consumidor assina um contrato) prescreve em 5 anos. Assim, o consumidor estará totalmente garantido se guardar as faturas do cartão por 5 anos.

E tudo quanto fizerdes,
fazei-o de coração, como ao Senhor,
e não aos homens  Colossenses 3.23


Escrito por Ingrid às 01h49
[] [envie esta mensagem]


 
  Chiclete: embrulhe antes de jogar fora, CARAMELOS TBM!

Chiclete: embrulhe antes de jogar fora, CARAMELOS TBM!

Uma aula de Ecologia!

Atraídos pelo cheiro adocicado e pelo sabor de fruta, os passarinhos
começam a comer restos de chicletes, deixados, irresponsavelmente, por aí, em qualquer lugar...
Ao sentirem o chicletes grudando em seu biquinho, tentam, desesperados, retirá-lo com os pés...E aí, acontece o pior: acabam sufocados, asfixiados, ou ainda, enforcados...O Globo Repórter já mostrou isso numa reportagem...

Embrulhem-no num pedaço de papel e joguem-no no lixo...Só assim,
evitaremos que o pior aconteça a essas delicadas criaturas de Deus, belo presente que d'ELE recebemos.

Vamos colaborar com estes maravilhosos seres da natureza!!!
 
Repassem este e-mail para que , principalmente as crianças sejam conscientizadas.

A natureza , nossos olhos e ouvidos agradecem...



Escrito por Ingrid às 01h44
[] [envie esta mensagem]


 
  Vinte e Uma Crenças sobre Emagrecimento

 
 

 EMAGRECIMENTO ...

 

                                                                                                          

Vinte e Uma Crenças sobre Emagrecimento
Saiba as que são verdadeiras e as que não passam de um mito, criados pela imaginação popular
Por Laís de Castro
Consultoria: André Facchin, nutricionista

1. Comer duas fatias de abacaxi depois das refeições ajuda na digestão de gorduras e ainda joga boa parte delas fora! 
Mito: Assim como todos os alimentos ácidos, o abacaxi ajuda na digestão, porém, não interfere na absorção das gorduras. ou seja: não emagrece!
 
2.
Dormir depoir de comer engorda! 
Mito: Recentemente, ficou comprovado que repousar 20 minutos após as refeições ajuda na absorção de nutrientes. O que engorda não é dormir, é comer em excesso!
 
3.
Azeite de oliva é uma excelente alternativa à manteiga. Mas é calórico e pode engordar!
 
Verdade: Cada ml de azeite possui 9 calorias como qualquer outra gordura. Mas, o azeite é uma gordura de excelente qualidade que pode e deve ser ingerida como alternativa para a manteiga ou margarina. 
 
4.
Tomar cerveja dá barriga!
Verdade: Cerveja em excesso dilata o estômago e facilita o aparecimento da temida barriga.
 
5.
Forrar o estômago com um copo de vinagre antes das refeições impede que a pessoa engorde com aquilo que vai consumir
 
Mito: Além de ser uma mentira, fazer isso pode causar uma irritação no estômago e, com o tempo, se transformar em uma úlcera, pois o vinagre é muito ácido.
 
6.
Um copo de água gelada em jejum emagrece!
Verdade: Não só em jejum. A água gelada queima calorias, pois, para o controle da termogênese, o corpo precisa elevar a temperatura da água até 36,7 graus e, para isso, ele gasta uma boa quantidade de calorias.
 
7.
Chupar gelo durante duas horas por dia ajuda a perder peso.
Verdade: Assim como a água gelada, como falamos no item anterior, ajuda a emagrecer, sim. Mas, não precisam ser duas horas seguidas. Bastam alguns minutos por dia (digamos, de 5 a 10, alternados).
 
8.
Passar três dias tomando uma sopa bem ralinha emagrece!
Mito: A pessoa perderá líquido e peso, porém, não eliminará gordura, o que, de fato, seria o mais importante. Além disso, pode deixar o organismo perigosamente fraco.
 
9.
Café de máquina é mais calórico do que o preparado no coador.
Mito: O café é o mesmo em qualquer ocasião. O que pode mudar é a quantidade de açúcar que você coloca nele. E isso, sim, vai fazer com que um ou outro fique mais calórico. No entanto, os cafés expresso ou turco possuem duas substâncias (cafesol e kaheol) que aumentam os níveis de colesterol total e do LDL (mau colesterol). As substâncias surgem no café quando ele tem contato com a água fervida e ficam presas ao filtro de papel ou pano. Como estes tipos de café não são filtrados, contêm vários níveis elevados dessas substâncias. Logo, quem tem colesterol alto, deve tomar a bebida coada.
 
10.
Chá verde emagrece!
Verdade: Esse chá auxilia no incremento do metabolismo, facilitando assim a queima de alguns quilinhos.
 
11.
Beber água durante as refeições engorda!
Mito: Não engorda, pois água não tem calorias.
 
12.
Comer carboidratos à noite engorda mais do que consumi-los no almoço!
Mito: Carboidrato é carboidrato a qualquer hora do dia. Sempre vai ter o mesmo número de calorias (4 por grama). O ideal é consumi-lo com moderação no decorrer do dia. Na verdade, o metabolismo é mais lento à noite, mas isso vale para qualquer alimento, não só carboidratos. 
 
13.
A dieta vegetariana cria uma lacuna de proteína animal que pode ser fatal!
Mito: O vegetariano, se estiver bem instruído, pode encontrar todos os nutrientes mesmo sem comer carne.
 
14.
As proteínas de origem animal engordam mais do que as vegetais!
Mito: Ambas possuem 4 calorias por grama.
 
15.
Se você comer só um tipo de fruta por dia (nunca dois ou mais), perderá peso já na primeira semana! 
Mito: O ideal é que se consuma, além de todos os alimentos, de 3 a 4 porções de frutas variadas diariamente, para auxiliar na boa saúde e perda de peso.
 
16.
O tomate tem lipocopeno, que previne o câncer de próstata. E, em boa quantidade, é um poderoso emagrecedor!
Mito: Infelizmente, o tomate não emagrece. Mas é um excelente alimento.
 
17.
Iogurte light ajuda a perder peso porque estimula o intestino!
Mito: Auxilixar no fincionamento não quer dizer que vá emagrecer. Não se iluda!
 
18.
Pessoas que nascem com tendência para engordar jamais serão magras.
Mito: Qualquer indivíduo que tenha uma alimentação e um estilo de vida saudáveis pode, sim, ter um corpo esguio e manter o peso correto para ela.
 
19.
Comer dois dentes de alho depois das refeições auxilia na diminuição de absorção de gorduras pelo organismo!
Mito: As propriedades do alho não estão ligadas a emagrecimento.
 
20.
Água morna com limão em jejum ajuda a detonar uns quilinhos. 
Mito: Água morda pode soltar o intestino e limão em jejum pode levar a uma irritação no estômago. 
 
21.
Tomar pílulas anticoncepcionais engorda.  
Mito: O termo engordar significa ganhar gordura e não é isso que acontece. Na verdade, algumas dessas pílulas acabam ajudando a reter líquidos no corpo e, isso, aparentemente é um ganho de peso. No entanto, não passa de aparência, já que não há aumento de gordura no corpo.
 ****

Recebido do Dr. Carlos Eugênio Ventura
MEDICINA PREVENTIVA / ORTOMOLECULAR / NUTROLOGIA
 
                                                                                    


Escrito por Ingrid às 01h41
[] [envie esta mensagem]


 
  A Higiene do Gato

 

A Higiene do Gato

Gato PersaPara termos um animal em casa, seja ele um gato, cão ou pássaro, devemos ter uma série de procedimentos necessários para o bem estar de nosso amigo, como alimentação correta, vacinas em épocas certas, higiene, etc.

Este artigo irá ajudá-lo na higiene de seu gato, mas antes de começarmos a falar especificamente sobre higiene é bom você conhecer as características de um animal sadio e um animal com sinais de doença. Veja:

CARACTERÍSTICAS DE ANIMAL SADIO:

  • Animal ativo;
  • mucosas da boca, olhos e língua vermelha;
  • ausência de corrimentos nasal e ocular;
  • ausência de sangue e muco nas fezes e urina;
  • pêlo brilhante, sedoso, sem queda;
  • se alimenta bem;

SINAIS GERAIS DE DOENÇA:

  • Perda de apetite e recusa de se alimentar;
  • sangue, pus ou muco na urina;
  • sangue ou muco nas fezes;
  • abdômen (barriga) distendido ou aumentado;
  • vômito freqüente ou intermitente;
  • o animal se esconde;
  • temperatura acima de 39ºc ;
  • diarréia;
  • queda freqüente de pêlo;
  • áreas com ausência de pêlos;
  • corrimento mucoso e amarelado nos olhos e nariz;
  • corrimento amarelado na vagina;
  • coceira freqüente;
  • dificuldade de evacuar;
  • tosse;
  • espirro;

PELAGEM- A maioria dos gatos limpa com assiduidade a sua pelagem, e em boas condições de saúde, é lisa e brilhante. Quando seu pêlo apresenta algum tipo de deterioração, na maioria das vezes é sinal de doença. Para que você possa observar atentamente a saúde de seu gato, recomendamos uma escovação regular, sobretudo em gatos de pêlos longos. A escovação também ajuda a retirada dos pêlos mortos pois, com o hábito que os gatos têm de se lamberem, a ingerem uma quantidade razoável de pêlos e a ingestão excessiva contribui para a formação de bolas de pêlos no estômago, o que pode provocar vômitos. Quando os pêlos embaraçam ou formam tufos é necessário elimina-los através da tosa. A escovação também é importante para revelar a presença de parasitas, como pulgas e, carrapatos e piolhos, que farão o gato coçar-se excessivamente.
Quando a alimentação é completa e balanceada, o pêlo do seu gato se tornará ainda mais lisa e brilhante. Quando o gato não se alimenta bem e não possui cuidados com sua pelagem é necessário, além da escovação regular, banhos. Você deve habitua-los progressivamente com a água e somente usar produtos específicos para gatos.

MATERIAL DE LIMPEZA -Existe uma vasta gama de equipamentos disponíveis no mercado para a toalete do gato. Uma escova de alisar é útil para remover pêlos mortos dos animais de pêlo longo, mas deve ser usada com cautela para evitar que se arranquem outros pêlos. As escovas de cerdas são úteis para pêlos curtos, e alguns donos gostam de dar a seus gatos um polimento final com uma luva de camurça ou com um retalho de veludo ou seda antes de uma exposição. É necessário um suprimento de algodão para a limpeza em torno dos olhos, ouvidos e nariz, assim como talco e xampu.

equipamento para pêlo longoESCOVAÇÃO DE PELO LONGO

·Aplique na pelagem um talco neutro para bebês, parte por parte de todo o corpo do gato. Espalhe o pó com a mão para que penetre bem na pelagem, e certifique-se de que todo o corpo foi pulverizado por igual;
· Usando uma escova de cerdas, escovar a pelagem cuidadosamente e por completo. O talco faz a pelagem ficar mais encorpada;
· Escovar ou pentear a pelagem até que ela fique sem pé no corpo todo;
· Com uma escova de dentes escovar o pêlo da face, tendo o cuidado de não atingir a região dos olhos. Escovar ou pentear o pêlo em torno do pescoço até formar uma gola de rufos.

equipamento para pêlo curtoESCOVAÇÃO DE PÊLO CURTO

· Os gatos de pêlo curto devem geralmente ser penteados e escovados na direção do pêlo, da cabeça para a cauda. Usar um pente de dentes finos para alisar o pêlo e ajudar a localizar pulgas;
· É útil para gatos de pêlo curto a escova de borracha mas, deve ser usada com delicadeza para evitar a remoção demasiada de subpêlo;
·Polir a pelagem com veludo deixará o pêlo brilhante. Você pode passar veludo e depois um pedaço de seda. Já existe no mercado luva própria com um tecido de cada lado.

olhosOLHOS - Os olhos podem ser limpos com um algodão seco. As lágrimas que umidificam os olhos são drenadas por um pequeno canal lacrimal. Nas raças de face achatada, como o Persa. A drenagem é ruim e as lágrimas tendem a escoar sobre a parte saliente do focinho, formando um escoamento marrom. Quando o escoamento for excessivo e com a parte inferior das pálpebras vermelhas, além da dificuldade de manter o olho aberto, é sinal de afecção dos olhos e você deve consultar um médico veterinário.

orelhasORELHAS - As orelhas devem ser limpas com algodão seco. Evite introduzir cotonetes ou outros objetos dentro do conduto auditivo do gato, pois podem empurrar os fragmentos para o fundo e os parasitas podem se desenvolver no interior do conduto auditivo. Se houver secreção excessiva de pus, ou se o gato coçar vigorosamente as orelhas, consulte seu veterinário.

dentesDENTES - Os cuidados com os dentes é essencial para preservar a boa saúde de seu gato. Com o tempo o tártaro tende a se acumular sobre os dentes do gato e acaba provocando inflamação das gengivas, produzindo um mau hálito, podendo mesmo levar à perda de dentes. Seu veterinário pode remover os tártaro do dentes de seu gato com anestesia geral.

unhasUNHAS - Quando as unhas se tornam muito longas é necessário cota-las. Em caso de dúvida peça ao seu veterinário que lhe mostre como fazer isso sem causar dano. Use corta unhas veterinários que são projetados para impedir rachaduras nas unhas. Oferecendo um arranhador ao seu gato, você permite que ele mesmo cuide de suas garras e evite que ele as utilize sobre sua mobília.

BIBLIOGRAFIA:

Cats - Dorling Kindersley Limited, London - 1992
David Alderton

Como cuidar da saúde de seu gato - Editora tecnoprint S.A. 1991
Paulo Eduardo Mansur Hobaica

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora chefe



Escrito por Ingrid às 01h34
[] [envie esta mensagem]


 
 
MEL

Qual é o único alimento que não estraga? – O mel de abelha.

A mistura de mel e canela cura a maioria das doenças. O mel é produzido em quase todos os países do mundo. Apesar de ser doce, a ciência demonstrou que, tomado em doses normais como medicamento, o mel não faz mal aos diabéticos.

A revista 'Weekly World New' do Canadá, na sua edição de 17 de Janeiro de 1995, publicou uma lista das doenças que são curadas pelo mel misturado com canela.

 
 

DOENÇAS DO CORAÇÃO                              
 
 Faça uma pasta de mel com canela.
Coloque no pão e coma-o, regularmente, no café da manhã, no lugar de manteiga e geléia.
Reduz o colesterol nas artérias e previne problemas no coração. Também previne novos enfartos nas pessoas que já tiveram um antes. O uso regular desse processo diminuí a falta de ar e fortalece as batidas do coração. Nos Estados Unidos e Canadá utiliza-se esta pasta, continuamente, nos asilos. Descobriu-se que o mel com canela revitaliza as artérias e veias dos pacientes idosos e as limpa.

 


PICADAS DE INSETOS


Misture uma colherzinha de mel, duas colherzinhas de água morna e uma colherzinha de canela em pó.

Faça uma pasta com os ingredientes e esfregue-a suavemente sobre a picada. A dor e a coceira irão desaparecer em um ou dois minutos.

 
ARTRITE


Misturar: uma xícara de água morna com duas colheradas de mel, uma colherzinha de canela em pó. Beber uma de manhã e uma de noite. Se tomar com freqüência pode até curar a artrite crônica.
Numa pesquisa feita na Universidade de Kopenhagen, os médicos deram aos seus pacientes, diariamente, antes do café da manhã,uma colherada de mel e  ½ de canela em pó. Em uma semana, de 200 pacientes que seguiram o tratamento, 7 deixaram de ter dor inteiramente.
Um mês depois, todos os pacientes estavam livres da dor, mesmo aqueles que quase não conseguiam já caminhar.

 
PERDA DE CABELO


Os que sofrem de calvície ou estão perdendo o cabelo, podem aplicar uma paste de azeite de oliva o mais quente que resistir, uma colherada de mel e uma colherzinha de canela em pó no couro cabeludo.

Deixar por 15 minutos antes de lavar. Foi comprovado que é eficiente mesmo quem deixar a pasta na cabeça somente 5 minutos.


   
INFECÇÕES DE RINS

 
Um copo de água morna misturada com duas colheradas de canela em pó e uma colherada de mel mata os germens que produzem infecção nos rins.
Tomar de manhã e de tarde até que a infecção acabe.
   

DOR DE DENTE



Fazer uma pasta com uma colherzinha de canela e cinco colherzinhas de mel e aplicar no dente que está doendo. Repita pelo menos 3 vezes ao dia.

 


COLESTEROL



Duas colheradas de mel com três colherzinhas de canela misturados em meio litro de água. Deve tomar-se 3 vezes ao dia. Isto reduz o colesterol em 10%, em 2 horas.  Tomado, diariamente, elimina o colesterol.

 


RESFRIADOS



Para curar completamente sinusites, tosse crônica e resfriados comuns ou severos, misturar uma colherada de mel com ¼ de colherada de canela em pó e tomar com freqüência.

A mistura de mel com canela também alivia os gases o estômago, fortalece o sistema de imunidade e alivia a indigestão.

 


VELHICE



Também evita os estragos da idade, quando se toma regularmente.

Misture uma colherada de canela e três xícaras de água. Ferva para fazer um chá. Quando amornar, coloque 4 colheradas de mel e beba ¼ de xícara, três ou quatro vezes ao dia. Mantém a pele fresca suave e diminui os sintomas da idade avançada.  Beber este chá alonga a vida e até uma pessoa de 100 anos pode melhorar muito e se sentir como alguém muito mais jovem.

 
 
           PERDA DE PESO


Diariamente, meia hora antes de deitar e meia hora antes de tomar café, beba mel com canela numa xícara de água Se beber todo dia, reduz o peso até de pessoas muito obesas.
 

DOR DE GARGANTA


Tome de quatro em quatro horas uma colherada de mel misturada com meia colher de vinagre de sidra.

 
OBS: MEL não deve ser fervido pois  perde muito o valor das substâncias curativas.



Escrito por Ingrid às 01h25
[] [envie esta mensagem]


 
 
 
A Comunicação Canina

A comunicação é algo que os seres utilizam para se entenderem, expressar seus sentimentos e necessidades. Os animais, que não desenvolveram a arte da linguagem, a comunicação ocorre por meio de gestos. Nesta matéria, trazemos alguns dos principais gestos dos cães e o seu significado, ou seja, a comunicação canina.
BARRIGUINHA PARA O ALTO: Sinal que se entrega todo para você. Numa briga, quando o cão vira de barriga para cima significa que entregou os pontos. Nas brincadeiras, é uma forma bem legal de lhe agradar; mostrar que você é mesmo o dono e que quer muitos carinhos.
ESFREGA, ESFREGA: É uma brincadeira, um pedido de carinho. Se ele deitar no chão, com as patas para cima, não resista e divirtam-se juntos. Se ele ficar passando no meio das suas pernas (feito gato!), é vontade de ser acarinhado!
RASPAR A TERRA OU GRAMA COBRINDO AS FEZES: Segundo uma das teorias, o cão estaria reproduzindo hábitos adquiridos no passado quando precisava camuflar seus rastros, para evitar confrontos com os possíveis inimigos e para reservar alimentos. Outra teoria, acredita que o cão estaria fazendo um controle sanitário, pois encobre as fezes para que outro animal não se contamine com verminose ou outras doenças.
LAMBIDINHA: É um beijão em você, só que mais molhado. Trata-se da maior demonstração de afeto de um cão, especialmente quando lamber seu rosto e suas mãos, que estão em maior contato com o cão.
ESCONDE OBJETOS: Comportamento herdado da vida selvagem, quando o cão estocava sob a terra comida excedente, prevendo tempos de escassez. O costume se manteve e seu cão pode fazer esconderijos ao ar livre, quando possível, ou procurar cantos escuros da casa, levando para lá todos seus objetos e brinquedos preferidos.
ELE FEZ COCO OU XIXI NAS SUAS COISAS: Xixi nos cantos da casa significa marcação de território. No entanto, se andou sujando as suas coisas, em cima da cama, nos livros ... é porque está de mal com você, e ele deixa isso bem claro!Outra forma de demonstrar que ele está zangado ele despedaça suas coisas. Nos filhotes, isso é comum, mas aí é só de infância e basta falar em tom energético que eles se aquietam.
ELE PERSEGUE GATOS? O cão vê os gatos mais como um divertimento que como uma possível refeição. Estes animais despertam os instintos predatórios e inatos do cão, pois são pequenos, peludos, rápidos e estão sempre prontos para fugir.
ELE ESTÁ LATINDO: Basicamente latidos podem expressar: um pedido, um aviso e a ameaça de ataque. Latidos em intervalos longos (15 segundos) - está pedindo algo como água, comida ou passear; pode estar simplesmente querendo que abra a porta para entrar ou sair.
Latidos de alerta ou advertência: Dado sempre que um estranho se aproxima. Franzindo o focinho e,`as vezes, rosnando.
Latidos em intervalos menores (3 segundos): se disparar a latir como um doido, praticamente sem parar, é latido de ataque: ele quer defender o território, dono, comida ou fêmea. Ele pode avançar ou recuar, pronto para morder.
ELE RESMUNGA: Quando é deixado de lado. É praticamente um queixume, quase como se ele quisesse chorar. Se depois de resmungar ele não for atendido, começará a latir.
BALANÇA O RABINHO: Se a cauda estiver na posição normal, ele está hiper-contente. Se estiver com o rabinho entre as pernas, ele está pedindo socorro. Cães habituados a fazer as necessidades fora de casa podem exibir esse jeitinho, porque estão apertados.
ELE COMEÇOU A UIVAR: No cio, quando os cães ficam separados das fêmeas, os machos "colocam a boca no trombone". É uma herança dos antepassados. Pode ser ainda que o cão esteja uivando de fome ou solidão.
VOLTINHAS EM CÍRCULO E ARRANHÕES ANTES DE DORMIR: Hábito herdado da vida selvagem, pois o cão precisava afofar a terra onde dormia. As voltas orientam a direção, norte ou sul.
ELE ADORA GRAMA: Parentes caninos selvagens de nossos cães domésticos, como os lobos e as raposas, possuem como parte essencial de sua dieta a captura de animais herbívoros. Sendo assim, indiretamente, esses animais selvagens acabam ingerindo muitas gramas e plantas que estavam nos intestinos daqueles herbívoros. Portanto, comer está na natureza dos cães domésticos.


EXTRAÍDO DO SITE: http://www.veludo.net/site/modul


Escrito por Ingrid às 01h21
[] [envie esta mensagem]


 
  Comer frutas com estômago vazio

Mais Uma "Arte"Culinária

Comer frutas com estômago vazio


 


MEDICINA PREVENTIVA/ORTOMOLECULAR/NUTROLOGIA


 


APRENDA MAIS UMA!


 


Fruta é o mais perfeito alimento, gasta uma quantidade mínima de energia para ser digerida e dá ao seu corpo o máximo em retorno.


O único alimento que faz seu cérebro trabalhar é glicose.


A fruta e principalmente frutose (que pode ser transformada com facilidade em glicose), é na maioria das vezes 90-95% de água. Isso significa que ela está limpando e alimentando ao mesmo tempo.


O único problema com as frutas é que a maioria das pessoas não sabe como comê-las de forma a permitir que o corpo use efetivamente seus nutrientes.


Deve-se comer frutas sempre com o estomago vazio. Por que??? A razão é que as frutas não são, em princípio, digeridas no estomago: são digeridas no intestino delgado.


As frutas passam rapidamente pelo estomago, dali indo para o intestino, onde liberam seus açúcares. Mas se houver carne, batatas ou amidos no estomago, as frutas ficam presas lá e começam a fermentar.


Você já comeu alguma fruta de sobremesa, após uma lauta refeição, e passou o resto da noite arrotando aquele desconfortável sabor restante? É porque você não a comeu da maneira adequada. Deve-se comer frutas sempre com o estomago vazio.


A melhor espécie de fruta é a fresca ou o suco feito na hora.


Você não deve beber suco de lata ou do recipiente de vidro. Por que não? A maioria das vezes o suco foi aquecido no processo de vedação e sua estrutura tornou-se ácida.


Quer fazer a mais valiosa compra que possa? Compre uma centrífuga.


Você pode ingerir o suco extraído na centrífuga como se fosse a fruta, com o estomago vazio. E o suco é digerido tão depressa que você pode comer uma refeição quinze ou vinte minutos mais tarde.


O Dr. William Castillo, chefe da famosa clínica cardiológica Framington, de Massachusetts, declarou que fruta é o melhor alimento que podemos comer para nos proteger contra doenças do coração.


Disse que as frutas contêm bioflavinóides, que evitam que o sangue se espesse e obstrua as artérias. Também fortalecem os vasos capilares, e vasos capilares fracos quase sempre provocam sangramentos internos e ataques cardíacos.


Agora, uma coisa final que gostaria que mantivesse em sua mente sobre frutas.


Como se deve começar o dia?


O que se deve comer no café da manhã?


Você acha que é uma boa idéia pular da cama e encher seu sistema com um grande monte de alimentos (principalmente café e o pão branco com manteiga), que levará o dia inteiro para digerir? Claro que não.


O que você quer é alguma coisa que seja fácil de digerir, frutas que o corpo pode usar de imediato, e que ajuda a limpar o corpo.


Quando levantar-se, e durante o dia, o quanto for confortavelmente possível, coma só frutas frescas e sucos feitos na hora.


Mantenha esse esquema até pelo menos o meio-dia, diariamente.


Quanto mais tempo ficar só com frutas em seu corpo, maior oportunidade de ele limpar-se.


Se você começar a se afastar dos outros ''lixos'' com que costuma encher seu corpo no começo do dia, sentirá uma nova torrente de vitalidade e energia, tão intensa que você mal acreditará.


Tente durante os próximos dez dias e veja por si mesmo.


 


Repassando


 


**Os chineses e os japoneses bebem chá quente (de preferência chá verde) durante as refeições. Nunca água gelada ou bebidas geladas.


Deveríamos adotar este hábito!


 


**Líquidos gelados durante e após as refeições solidificam os componentes oleosos dos alimentos, retardando a digestão. Reagem com os ácidos digestivos e serão absorvidos pelo intestino mais depressa do que os alimentos sólidos, demarcando o intestino e endurecendo as gorduras, que permanecerão por mais tempo no intestino.


Daí o valor de um chá morno ou até água morna depois de uma refeição.


Facilita a digestão e amolece as gorduras para serem expelidas mais rapidamente, o que também ajuda no emagrecimento.


 


** Um cardiologista disse que se cada pessoa que receber este e-mail enviá-lo para 10 pessoas pode ter a certeza de que salvará pelo menos uma vida.


Eu já fiz a minha parte!!!!




Escrito por Ingrid às 01h15
[] [envie esta mensagem]


 
  A última aula de um excelente professor

 


A última aula: uma lição de vida

Um professor de ciência da computação nos Estados Unidos descobre que tem um câncer no pâncreas e decide dar uma aula diferente. A aula de despedida. Uma lição de otimismo, uma lição de vida. Uma aula que está emocionando milhões de pessoas no mundo todo.

Um professor de ciência da computação nos Estados Unidos descobre que tem um câncer no pâncreas e decide dar uma aula diferente. A aula de despedida. Uma lição de otimismo, uma lição de vida. Uma aula que está emocionando milhões de pessoas no mundo todo.

Randy Pausch estava no auge da carreira e num dos melhores momentos da vida: 47 anos, aparência jovem, simpático, cheio de energia. Um professor que encantava os alunos.

As fotos com a mulher e os filhos - de 5, 2 e 1 ano de idade - mostram uma família feliz.

Os planos e sonhos desmoronaram quando os médicos deram o diagnóstico, em agosto do ano passado. Randy tem um dos tipos mais violentos de câncer: No pâncreas, um órgão do aparelho digestivo. Viveria - no máximo - mais seis meses. Ele se viu diante da pergunta: o que fazer quando se tem data marcada para morrer?

Randy Paush disse que se fosse um pintor, faria um quadro. Se fosse um músico, teria composto uma música. Como é professor, decidiu dar uma aula. Para os colegas e alunos que lotaram o auditório, ele deu um aviso: não esperem lições sobre como enfrentar a morte. A lição é sobre a vida.

A aula foi um mês depois do diagnóstico. No único momento em que fala da doença, ele compara a vida a um jogo de cartas.

"Não podemos mudar as cartas que nos dão, apenas como vamos jogar aquela mão. E se não pareço deprimido ou abatido como deveria, sinto por desapontá-los. Aliás, estou em excelente forma, estou em melhor forma que a maioria aqui dentro", disse o professor.

E dá uma prova do que acabou de dizer. A aula se chama: "Como conquistar os sonhos de criança". Randy diz que sempre quis flutuar no espaço.

Não se tornou astronauta, mas conseguiu convencer a Nasa a entrar num avião que simula a gravidade zero.

Tentou ser jogador de futebol americano. Também não conseguiu, mas aprendeu uma grande lição no dia em que o treinador não parava de criticá-lo. "Se você está fazendo algo errado e ninguém diz nada, você está perdido. Os seus críticos são aqueles se preocupam com você."

E descobriu que é possível ser feliz mesmo sem realizar os sonhos do jeito que se imagina.

"Se você conduzir a sua vida do jeito certo, os sonhos vão ao seu encontro", afirmou.

Ele se tornou professor - na Universidade Carnegie Mellon, na Pennsylvania - de uma disciplina considerada árdua: ciência da computação.

Na palestra, ele mostra que cativava os alunos. Incentivando a imaginação deles e tentando fazer tudo ser divertido.

“Eu não sei como não me divertir. Eu vou morrer se não me divertir. E vou me divertir todo o dia que me restar".

A mulher dele, Jai, estava na platéia. Randy a usou como exemplo da importância de focar nos outros em vez de olhar só para si mesmo. O dia anterior à aula era aniversário dela, o último que - provavelmente - passariam juntos.

"Eu me senti mal por minha mulher não ter uma festa de aniversário apropriada. E achei legal fazer na frente de 500 pessoas”, disse.

Todos cantaram parabéns. A emoção tomou conta de Jai e da platéia.

Moshe Mahler era um dos alunos que assistiram à aula.

“Minha primeira reação foi perceber que estava ouvindo algo que se tornaria uma referência na minha vida”, contou o aluno.

“Procure o melhor nas pessoas. Talvez você tenha que esperar muito tempo, talvez anos, mas as pessoas vão mostrar o seu lado bom”, diz o professor.

A palestra se tornou um sucesso na internet. Já foi assistida por mais de dez milhões de pessoas e virou um livro. O professor Peter Lee - colega dele - também estava no auditório.

“Não há nenhuma grande revelação ou nova filosofia. Mas uma confirmação de que os melhores sentimentos que você tem sobre o mundo e sobre as pessoas são verdadeiros”, afirmou Peter Lee.

Numa entrevista, Randy disse: "eu não sei viver sem alegria, certo? Então eu estou morrendo e tendo alegria".

Mas revela: "Fico triste quando penso nos meus filhos. É como empurrar minha família para um precipício e não estar lá para protegê-los. Mas estou aproveitando meu tempo para fazer redes de proteção, para que não sofram tanto.

E encerrou a aula dizendo: “Estas palavras não são para vocês. São para meus filhos”. 

Randy está fazendo tratamento. Depois de uma breve internação hospitalar, voltou para casa, ao lado dos filhos e da mulher.

 
 
 


Assista Agora
 
 
Fantástico
A última aula de um professor incrível

Um professor estava no auge da carreira, aos 47 anos e com três filhos ainda crianças. Ele descobriu um câncer maligno e deu uma aula de vida que se tornou um sucesso.
 
 
 
 
Veja-o na íntegra pelo Youtube
 
http://www.youtube.com/watch?v=ji5_MqicxSo



Escrito por Ingrid às 01h10
[] [envie esta mensagem]


 
  Os Sentidos - O Olfato

 

 
Os Sentidos - O Olfato

Logo após três ou quatro minutos do nascimento, com os olhos e os ouvidos ainda fechados, os filhotes de cães conseguem, pelo faro, encontrar as tetas da mãe sem que ninguém lhes tenha ensinado. Pela seqüência, os ouvidos, abrem-se após alguns dias e o cachorro começa a se familiarizar com os sons ambientes. Aos dez para doze dias abrem-se os olhos.
Os mamíferos em geral dispõem de cinco órgãos dos sentidos: tato, olfato, paladar, audição e visão. Eles são utilizados para caçar, perceber a presença do inimigo, procurar alimentos, encontrar a fêmea para o acasalamento, etc.
Assim, a forma com que os cães se comportam depende da maneira como eles percebem o mundo e para isso, utilizam os sentidos.
Apesar de apresentarem os mesmos sentidos que os humanos, esta percepção é diferente entre homens e cães, variando, inclusive a ordem de importância destes cinco sentidos na vida de cada um.
Abaixo falaremos um pouco sobre os sentidos dos cães. Assim, você poderá entender mais sobre o universo canino sabendo como respeitar suas diferenças.
OLFATO
O olfato é o sentido mais importante nos cães. Eles são capazes de detectar cerca de um milhão de odores. Enquanto os humanos utilizam a visão para se guiar, os cães utilizam o olfato para esta função.
O olfato auxilia no contato entre mãe e filho, na identificação de situações de perigo, no reconhecimento de fêmeas no cio, na busca e no reconhecimento dos alimentos. O olfato pode ser utilizado em combinação com o paladar para determinar o sabor dos alimentos na boca. Isto é facilmente verificado quando estamos resfriados ou quando tapamos o nariz.
Assim como o cérebro humano é estruturado para aprender línguas, grande parte do cérebro do cão é voltado para a interpretação de odores.
Pelo olfato os cães conseguem detectar um conjunto muito grande de animais de sua espécie, através dos odores liberados junto da urina e fezes de outros animais. As fezes, por sua vez, trazem muito mais informações que a urina, explicitando o seu status dentro de sua matilha e seu nível de segurança. E quanto maior a quantidade de marcas deixadas por um cão, mais poderosa é a sua posição na sociedade canina. Assim, cães tímidos e medrosos costumam colocar “o rabo entre as pernas” como forma de esconder informações sobre seu papel dentro da matilha.
Os cães possuem narinas móveis e utilizam o “farejamento” que facilitam a capacidade de percepção dos odores.
Muitos cães farejadores vêm sendo treinados para auxiliar os homens em diversas tarefas, como encontrar drogas e pessoas desaparecidas.
A sensibilidade aos odores é influenciada pela genética, havendo variações entre as diversas raças. A raça Bloodhound é considerada a de melhor olfato, possuindo mais de 200 milhões de células olfativas.
O encurtamento do crânio dos animais braquicefálicos, como o bulldog, cria um obstáculo à circulação do ar, diminuindo a capacidade olfativa nestas raças.
Cães de mucosa escura possuem uma melhor capacidade olfativa. Da mesma forma, o sexo e a idade também se relacionam com a capacidade olfativa, sendo que, as fêmeas são mais sensíveis aos odores que os machos, e animais idosos têm menor capacidade de olfação.

Dra Valéria Barbieri
Médica Veterinária


Escrito por Ingrid às 01h08
[] [envie esta mensagem]


 
  A VISAO DOS CAES

 

 

A Visão dos Cães

"Todos os cães são míopes e têm uma visão ruim à distância. Algumas raças, pela característica anatômica dos olhos e da órbita, podem ter um menor grau de miopia. Esta miopia explica alguns ataques de cães a seus próprios donos à noite, quando o animal enxerga menos ainda e às vezes, pela direção do vento, não pode sentir o cheiro dos mesmos."

    As pessoas são capazes de andar repetindo coisas, absolutamente técnicas, sem sequer pensar um pouco no assunto.

    Lembre-se que já provaram que a terra era achatada, sustentada por quatro colunas as quais, ficavam nos cascos de quatro tartarugas gigantes.... só não conseguiram explicar onde ficavam essas tartarugas, que teriam que andar sincronizadas para não cair o mundo, e do que elas se alimentavam.

    Com essa estória é a mesma coisa, querem ver?

    Impressionante foi o fantástico oculista que fez o exame de vista nos cães para diagnosticar a miopia.
Fico me perguntando quais teriam sido as letras que os cães teriam que ler, ou então, como o oculista hi-tech, que realizou o exame por computador, pediu que o cão ficasse paradinho, com a testa colada no anteparo, olhando fixo, dentro do cinescópio, para o sino da torre da igreja... etc. etc.

    Estudando, um pouco apenas, de etologia, leremos algo sobre o nível de importância dos sentidos caninos em relação aos sentidos humanos.

    Um cão não reconhece uma fotografia, mas é capaz de assistir televisão. Porque?

    Porque os cães não estão preocupados (como nós) com a forma dos objetos. Para eles, pouco importa se você tem olhos azuis, se usa barba, brincos, óculos ou outra indumentária qualquer.

    O importante para os animais são os rituais... do amor, de submissão e apaziguamento, da liderança etc. Quer dizer: o movimento. Na televisão, a imagem tem movimento.

    Eles reconhecem o dono pela maneira com que se movimenta, sem se importar se está de máscara ou de batom.

    Se chegar de porre e falando mole, já viu, né?

    Assim como, para nós, o sentido da visão é o mais importante e, através do qual, reconhecemos as pessoas, o sentido mais importante para os cães é o olfato, através do qual, ele, ao nascer, antes de abrir os olhos e os ouvidos já encontra as tetas da mãe.

   "Atualmente, a hipótese mais aceita é a que os cães são capazes de enxergar apenas algumas cores, como azul e amarelo. As demais cores seriam detectadas como variações de cinza."

    Mais impressionado ainda fico com certas teorias que jamais poderão ser comprovadas. As pessoas viajam legal...

    Até hoje ninguém sabe como um daltônico vê. Só se sabe que certos comprimentos de onda não são percebidos ou são confundidos, por deficiência genética dos cones e bastonetes que formam a retina, mas ninguém jamais ficou daltônico e, menos ainda, deixou de ser daltônico para contar qual é a diferença. Tanto é que existe um teste...


Você consegue ler o que está escrito dentro do círculo?
Um daltônico não... e daí?

    Entretanto, esses cientistas hi-tech já sabem descrever até quais as cores que os cães não vêem. Alguns chegam até a afirmar, garantindo, que os cães vêem em preto-e-branco.


(Fotos do livro A Linguagem das Cores de Bruno Tausz - 1976)

    O preto-e-branco não existe na natureza. Foi criado pelo homem para suprir sua incompetência de representar as cores: pegou um galho queimado e riscou na pedra das cavernas. As cores obtidas através de pigmentos de terra vieram depois. As fotos em preto-e-branco, também, surgiram devido a incapacidade inicial de representar as cores. O órgão da visão (independente de que animal seja) percebe os comprimentos de onda da luz refletida pelos objetos.

Dependendo do pigmento, da cor, parte da luz incidente nos objetos será refletida e a outra parte absorvida, a retina será atingida e perceberá somente a porção de luz refletida. Os objetos de cor preta absorvem a totalidade das ondas eletromagnéticas do espectro visível incidente e os objetos brancos refletem todos os comprimentos de onda, independente da intensidade da luz incidente. Mais luz, o objeto parecerá mais claro, menos luz, mais escuro.  

Os cães vêm as formas e as cores da mesma forma que nós, só que a hierarquia de importância dos sentidos é completamente diferente da nossa:

Humanos:

1- Visão;

2- Tato;

3- Audição;

4- Olfato;

5- Paladar.

Caninos

1- Olfato;

2- Audição;

3- Visão;

4- Tato;

5- Paladar

O olfato, para os cães, é tão importante que três ou quatro minutos após o nascimento, com os olhos e os ouvidos ainda fechados, os nascituros conseguem, pelo faro, encontrar as tetas da mãe sem que ninguém lhes tenha ensinado.     Pela seqüência, os ouvidos, abrem-se após alguns dias e o cachorro começa a se familiarizar com os sons ambientes. Aos dez para doze dias abrem-se os olhos. Entre os humanos, alguns já nascem abrindo os olhos...

    Os predadores, de acordo com a ecologia (equilíbrio das forças da natureza), também obedecem às leis do menor esforço e preferem caçar animais debilitados, moribundos e feridos.

    O instinto de caça excita os predadores, inclusive o cão, quando vêem um animal fugindo. É visceral, atávico! Por isso, a pior coisa que você pode fazer ao ficar com medo de um cão é fugir. Se você amarrar um barbante num bichinho de pelúcia e movimentá-lo fazendo o ritual de fuga, um filhote, de qualquer raça, ficará excitado para pegá-lo.    

    Dessa maneira, mais importante do que a fisionomia ou a expressão das pessoas, os animais se atém aos rituais de submissão e apaziguamento, de caça e dos jogos eróticos de sedução (hierarquia, alimentação e perpetuação das espécies).

Bruno Tausz
Cinófilo e Etólogo - Rio de Janeiro - RJ



Escrito por Ingrid às 01h07
[] [envie esta mensagem]


 
  10 superalimentos que ajudam a emagrecer

http://yahoo.minhavida.com.br/MostraMateria20.vxlpub?codMateria=935&materia=935

10 superalimentos que ajudam a emagrecer
A liga cheia de poderes especiais derrota a balança e combate doenças
Dieta saudável é sinônimo de variedade no prato, como você já sabe. Mas que tal incluir nessa seleção alguns alimentos superpoderosos quando o assunto é combater os quilinhos a mais? Não, não é história de gibi: essa liga cheia de boas intenções existe e tem todos os seus mistérios revelados pelo oráculo de nutrição do Minha Vida, Roberta Stella.
Munida de todo seu aparato técnico, infalível contra qualquer gordurinha mais saliente, ela indica em primeira mão 10 delícias (entre elas, bebidas) favoráveis ao emagrecimento e à longevidade (nossa nutri tem um cardápio especial para você)
Mas atenção: esses heróis na luta contra o ponteiro da balança não conseguem nada sozinhos, trata-se de um trabalho de equipe. "Não é porque a maçã está na lista que você pode riscar todas as outras frutas do cardápio" , alerta Roberta sobre a importância de um menu balanceado.
Arroz integral: típico integrante das refeições dos brasileiros, o arroz tradicional deve ser substituído de vez pelo integral (saiba quando os integrais são a melhor opção). Nessa versão, a película que reveste o grão é mantida e, com ela, são preservadas fibras, vitaminas e os minerais desperdiçados quando o arroz é polido. As calorias dos dois tipos são praticamente as mesmas.
Feijão: mais um tradicional participante do prato brasileiro, esse tipo de leguminosa é rico em proteínas livres de gordura saturada. O que isso quer dizer? Simples, comilança sem preocupações com os níveis de mau colesterol.
Peixes: são fontes de ômega-3, um tipo de gordura importante na composição da membrana celular. Também desempenha um papel relevante na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares. Portanto, conte com as poucas calorias dos peixes para manter o equilíbrio da balança e da saúde.
Granola: trigo e aveia integrais são a base dessa mistura(confira a receita caseira), que torna o café-da-manhã muito mais energético. Os cereais integrais mantêm o sistema de açúcar no sangue equilibrado, prevenindo o desenvolvimento do diabetes. A granola ainda melhora o funcionamento do intestino, previne doenças cardíacas e alguns tipos de cânceres.
Nozes: elas se destacam pelo alto valor nutricional: são ricas em proteínas, gordura insaturada, vitamina E, potássio e fibras. As nozes ajudam não só o emagrecimento, como a manutenção do peso. Só não exagere na dose, pois a ingestão excessiva pode levar ao ganho de peso. Elas rendem um ótimo lanche entre as refeições principais. Uma porção de seis unidades contém 115 calorias.

Maçã: 83% da composição dessa fruta é derivada da água, fazendo com que seu valor calórico seja baixo (a unidade tem apenas 60 calorias). A maçã ainda é rica em fibras, vitaminas, minerais e pobre em gorduras. Na hora do consumo, nada de descartar a casca (talos e cascas rendem receitas incríveis). Ela é fonte de fibras e de diversos nutrientes.

Tomate: entre tantos benefícios, o tomate está relacionado à prevenção de cânceres como o de próstata, pulmão e estômago. A melhor forma para usufruir de todas as vantagens do legume é ingeri-lo cozido ou processado.

Água: ainda está para existir uma bebida que supere a qualidade da água. Além de despontar como líder no ranking dos hidratantes, ela é capaz de espantar a sensação de fome se consumida regularmente ao longo do dia desde, é claro, que você não pule nenhuma refeição. E o melhor de tudo é que ela não agrega nenhuma caloria à sua dieta (some as calorias de cada escapadinha)
Chás: são ótimos estimulantes da função renal e ajudam a eliminar as toxinas com seu poder diurético. Durante a perda de peso, o chá favorece a pouca ingestão de alimentos, diminuindo assim, as calorias totais do dia.


Escrito por Ingrid às 00h55
[] [envie esta mensagem]


 
  'Aula sobre refrigerantes'

  Na verdade, a fórmula 'secreta' da Coca-Cola se desvenda em 18 segundos
  em qualquer espectrômetro-ótico, e basicamente até os cachorros a
  conhecem. Só que não dá para fabricar igual, a não ser que você tenha uns
  10 bilhões de dólares para brigar com a Coca-Cola na justiça, porque eles
  vão cair matando.

  A fórmula da Pepsi tem uma diferença básica da Coca-Cola e é proposital
  exatamente para evitar processo judicial. Não é diferente porque não
  conseguiram fazer igual não, é de propósito, mas próximo o suficiente
  para atrair o consumidor da Coca-Cola que quer um gostinho diferente com
  menos sal e açúcar.

  Entre outras coisas, fui eu quem teve que aprender tudo sobre
  refrigerante gaseificado para produzir o guaraná Dolly aqui (nos EUA),
  que usa o concentrado Brahma. Está no mercado até hoje, mas falhou
  terrivelmente em estratégia promocional e vende só para o mercado local,
  tudo isso devido à cabeça dura de alguns diretores.

  Tive que aprender química, entender tudo sobre componentes de
  refrigerantes, conservantes, sais, ácidos, cafeína, enlatamento, produção
  de label de lata, permissões, aprovações e muito etc. e tal. Montei um
  mini-laboratório de análise de produto, equipamento até para analisar
  quantidade de sólidos, etc. Até desenvolvi programas para PC para cálculo
  da fórmula com base nos volumes e tipo de envasamento (plástico ou
  alumínio), pois isso muda os valores e o sabor. Tivemos até equipe de
  competição em stock-car.

  Tire a imensa quantidade de sal que a Coca-Cola usa (50mg de sódio na
  lata) e você verá que a Coca-Cola fica igualzinha a qualquer outro
  refrigerante sem-vergonha e porcaria, adocicado e enjoado. É exatamente o
  Cloreto de Sódio em exagero (que eles dizem ser 'very low sodium')
  que refresca e ao mesmo tempo dá sede em dobro, pedindo outro
  refrigerante, e não enjoa porque o tal sal mata literalmente a
  sensibilidade ao doce, que também tem de montão: 39 gramas de 'açúcar'
  (sacarose).

  É ridículo, dos 350 gramas de produto líquido, mais de 10% é açúcar.
  Imagine numa lata de Coca-Cola, mais de 1 centímetro e meio da lata é
  açúcar puro... Isso dá aproximadamente umas 3 colheres de sopa CHEIAS DE
  AÇÚCAR POR LATA !...

  - Fórmula da Coca-Cola?...

  Simples: Concentrado de Açúcar queimado - Caramelo - para dar cor escura
  e gosto; ácido ortofosfórico (azedinho); sacarose - açúcar (HFCS - High
  Fructose Corn Syrup - açúcar líquido da frutose do milho); extrato da
  folha da planta COCA (África e Índia) e poucos outros aromatizantes
  naturais de outras plantas, cafeína, e conservante que pode ser Benzoato
  de Sódio ou Benzoato de Potássio, Dióxido de carbono de montão para
  fritar a língua quando você a toma e junto com o sal dar a sensação de
  refrigeração.

  O uso de ácido ortofosfórico e não o ácido cítrico como todos os outros
  usam, é para dar a sensação de dentes e boca limpa ao beber, o fosfórico
  literalmente frita tudo e em quantidade pode até causar decapamento do
  esmalte dos dentes, coisa que o cítrico ataca com muito menor violência,
  pois o artofosfórico 'chupa' todo o cálcio do organismo, podendo causar
  até osteoporose, sem contar o comprometimento na formação dos ossos e
  dentes das crianças em idade de formação óssea, dos 2 aos 14 anos. Tente
  comprar ácido fosfórico para ver as mil recomendações de segurança e
  manuseio (queima o cristalino do olho, queima a pele, etc.).

  Só como informação geral, é proibido usar ácido fosfórico em qualquer
  outro refrigerante, só a Coca-Cola tem permissão... (claro, se tirar, a
  Coca-Cola ficará com gosto de sabão).

  O extrato da coca e outras folhas quase não mudam nada no sabor, é mais
  efeito cosmético e mercadológico, assim como o guaraná, você não sente o
  gosto dele, nem cheiro, (o verdadeiro guaraná tem gosto amargo) ele está
  lá até porque legalmente tem que estar (questão de registro comercial),
  mas se tirar você nem nota diferença no gosto.

  O gosto é dado basicamente pelas quantidades diferentes de açúcar, açúcar
  queimado, sais, ácidos e conservantes. Tem uma empresa química aqui em
  Bartow, sul de Orlando. Já visitei os caras inúmeras vezes e eles
  basicamente produzem aromatizantes e essências para sucos. Sais
  concentrados e essências o dia inteiro, caminhão atrás de caminhão! Eles
  produzem isso para fábricas de sorvete, refrigerantes, sucos, enlatados,
  até comida colorida e aromatizada.

  Visitando a fábrica, pedi para ver o depósito de concentrados das frutas,
  que deveria ser imenso, cheio de reservatórios imensos de laranja,
  abacaxi, morango, e tantos outros (comentei). O sujeito olhou para mim,
  deu uma risadinha e me levou para visitar os depósitos imensos de
  corantes e mais de 50 tipos de componentes químicos. O refrigerante de
  laranja, o que menos tem é laranja; morango, até os gominhos que ficam em
  suspensão são feitos de goma (uma liga química que envolve um
  semipolímero). Abacaxi é um festival de ácidos e mais goma. Essência para
  sorvete de Abacate? Usam até peróxido de hidrogênio (água oxigenada) para
  dar aquela sensação de arrasto espumoso no céu da boca ao comer, típico
  do abacate.

  O segundo refrigerante mais vendido aqui nos Estados Unidos é o Dr.
  Pepper, o mais antigo de todos, mais antigo que a própria Coca-Cola. Esse
  refrigerante era vendido obviamente sem refrigeração e sem gaseificação
  em mil oitocentos e pedrada, em garrafinhas com rolha como medicamento,
  nas carroças ambulantes que você vê em filmes do velho oeste americano.
  Além de tirar dor de barriga e unha encravada, também tirava mancha de
  ferrugem de cortina, além de ajudar a renovar a graxa dos eixos das
  carroças. Para quem não sabe, Dr. Pepper tem um sabor horrível, e é muito
  fácil de experimentar em casa: pegue GELOL spray, aquele que você usa
  quando leva um chute na canela, e dê um bom spray na boca! Esse é o gosto
  do tal famoso Dr.Pepper que vende muito por aqui.

  - Refrigerante DIET

  Quer saber a quantidade de lixo que tem em refrigerante diet? Não uso nem
  para desentupir a pia, porque tenho pena da tubulação de pvc... Olha, só
  para abrir os olhos dos cegos: os produtos adocicantes diet têm vida
  muito curta. O aspartame, por exemplo, após 3 semanas de molhado passa a
  ter gosto de pano velho sujo.

  Para evitar isso, soma-se uma infinidade de outros químicos, um para
  esticar a vida do aspartame, outro para dar buffer (arredondar) o gosto
  do segundo químico, outro para neutralizar a cor dos dois químicos juntos
  que deixam o líquido turvo, outro para manter o terceiro químico em
  suspensão, senão o fundo do refrigerante fica escuro, outro para evitar
  cristalização do aspartame, outro para realçar, dar 'edge' no ácido
  cítrico ou fosfórico que acaba sofrendo pela influência dos 4 produtos
  químicos iniciais, e assim vai... A lista é enorme.

  Depois de toda essa minha experiência com produção e estudo de
  refrigerantes, posso afirmar: Sabe qual é o melhor refrigerante? Água
  filtrada, de preferência duplamente filtrada, laranja ou limão espremido
  e gelo... Mais nada !!! Nem açúcar, nem sal.



Escrito por Ingrid às 00h51
[] [envie esta mensagem]


 
 
 
 


A sabedoria dos povos nativos enxerga nos animais um poder que está escondido 

em todos os homens. Descubra o seu!






GANSO
De 21/12 a 20/01 - A Lua da Renovação da Terra


O Ganso pode ser muito severo, mas isso acontece apenas porque, no fundo da sua alma,

 é um idealista. Gosta de explorar o desconhecido e por isso enfrenta a vida com entusiasmo. 

É perfeccionista e com freqüência sério demais. Quer chegar longe e por isso é ambicioso e perseverante, ainda que às vezes possa ser rígido demais. No amor, pode ser egoísta, muito centrado em si mesmo. Deve aprender a rir mais e a ser mais carinhoso com o parceiro.

Combina com Castor, Urso Pardo e Corvo

Deve cultivar: Sociabilidade, expressão emocional.
Deve evitar: Dúvidas e pessimismo.
Planta: Framboesa
Mineral: Peridoto
Cor: Branco
Direção: Noroeste
Medicina do Ganso: Caracteriza-se pelo valor inerente à capacidade

 de manter-se fiel aos próprios princípios e ideais. 


LONTRA 
De 21/01 a 20/02 - A Lua do Descanso e da Purificação


Lontras são brincalhonas e proféticas, criativas e lógicas. Têm altos ideais e tendem a querer mais dos outros do que é razoável. Procuram a verdade acima de qualquer coisa. Lontras são amistosas, intuitivas e têm alto grau de criatividade. Detestam normas e procuram viver de um modo aberto e liberal. São muito originais e têm um grande apreço pela limpeza e a ordem. Pessoas Lontra podem ser excêntricas e muito humanitárias. Às vezes são rebeldes e imprevisíveis. Não são muito carinhosas, e procuram viver uma profunda amizade antes da paixão transbordante. Sua maior virtude é a imaginação.

Dá-se bem com o Corvo, o Falcão e o Cervo

Deve cultivar: A criatividade, a tolerância e a coragem.
Deve evitar: A excentricidade e a rebeldia.
Planta: Alísio
Mineral: Turquesa
Cor: Prata
Direção: Norte
Medicina da Lontra: A capacidade de conectar com a criança interior, 

de ser inovador e idealista e desfrutar das tarefas da vida cotidiana. 


LOBO 
De 21/02 a 20/03 - A Lua dos Grandes Ventos


O lobo é gracioso, tem iniciativa, e ama a liberdade. Pessoas Lobo são geralmente muito confiáveis, generosas e com sentimentos profundos pelos seus amados. Seu objetivo máximo

 é encontrar a cultivar o amor em suas vidas. A qualidade do Lobo é a compaixão, e por causa disso é uma pessoa sensível, intuitiva e muito criativa. Sempre pronto a acudir quem precisa 

de ajuda, no fundo, o que o Lobo deseja é que respeitem seu espaço vital e sua liberdade de movimentos. É muito afetado pelos atos e palavras dos outros, e é com freqüência tímido.

 É porém sincero, reflexivo e digno de confiança. No amor é carinhoso, romântico e possessivo.

Combina com o Pica-Pau, o Urso Pardo e a Serpente

Deve cultivar: Intuição, criatividade e compreensão.
Planta: Tanchagem
Mineral: Jade
Cor: Azul Esverdeado
Direção: Nordeste
Medicina do Lobo: É a capacidade de atuar de acordo com a intuição 

e os instintos mais do que com o intelecto.


FALCÃO VERMELHO 
De 21/03 a 20/04 - A Lua das Árvores em botão


O Falcão é um mensageiro dos insights. Adaptáveis e abertas, as pessoas Falcão gostam de liderar, e podem ser impulsivas de vez em quando. Querem estabelecer a individualidade ao mesmo tempo em que são aceitos pelo grupo. O Falcão é ativo, esforçado e impetuoso. Possui uma grande iniciativa, mas pode tomar decisões precipitadas, das quais logo se arrepende. 

Com muita vivacidade, o Falcão sabe ser extrovertido e audaz. Entusiasma-se com as novas experiências, mas tem dificuldade para perseverar nas tarefas. É pioneiro, aventureiro e afável. Sua missão na vida é guiar os outros. No amor, é rápido, fogoso, e muito apaixonado. Acende-se com facilidade e quer conseguir o que deseja a todo o custo.

Dá-se bem com Salmão e Coruja

Deve cultivar: Paciência, persistência, compaixão.
Deve evitar: Vaidade, orgulho e intolerância.
Planta: Dente-de-leão
Mineral: Opala
Cor: Verde amarelado
Direção: Nordeste
Medicina do Falcão: O poder da observação penetrante e da capacidade

 de agir  com decisão e energia. 



CASTOR 
De 21/04 a 20/05 - A Lua do Retorno dos Sapos


Prático, estável e muito perseverante, o Castor é um ser carinhoso. Possui uma natureza empreendedora e um instinto possessivo muito poderoso. Alcança a segurança através das posses materiais, e pode ser muito auto-indulgente e inflexível. Como é muito trabalhador e persistente, o Castor pode alcançar o que deseja nesta vida. Precisa de paz e harmonia para evitar o mau humor. Seu sentido de estética é muito positivo. No amor, é possessivo, mas muito carinhoso. Sua missão na vida é descobrir que a matéria não é a o que mais importa na vida.

Dá-se bem com o Pica-pau, o Urso Pardo e o Ganso

Deve cultivar: Adaptabilidade e compaixão.
Deve evitar: Possessividade, inflexibilidade.
Planta: Trevo silvestre
Mineral: Jaspe sanguíneo
Cor: Amarelo
Direção: Leste
Medicina do Castor: A capacidade criativa para encontrar jeitos

 alternativos de pensar. 


CERVO 
De 21/05 a 20/06 - A Lua do Plantio do Milho


O Cervo é forte, elegante e orgulhoso, e pode ser agressivo se provocado. Pessoas Cervo são muito habilidosas e encontram a segurança através das posses materiais. O Cervo é amistoso e tem grande curiosidade intelectual. Mas pode ser também inconsistente, agitado e folgado.

 Sua natureza é vivaz e versátil. Gosta de falar e está sempre alerta a tudo que acontece ao seu redor. No amor, é mutável. Entusiasma-se com a mesma rapidez com que perde o interesse. 

Sua missão na vida é aprender a coordenar os diferentes elementos que o atraem. Gosta de mudar o velho pelo novo e detesta a rotina. Ama as mudanças e os desafios, por isto está sempre saltando de um relacionamento a outro, de um emprego a outro.

Dá-se bem com Corvo e Lontra

Deve cultivar: Concentração, persistência e simpatia.
Deve evitar: Mudanças de humor, inconsistência e superficialidade.
Planta: Verbasco
Mineral: Ágata
Cor: Laranja
Direção: Sudeste
Medicina do Cervo: Caracteriza-se pela sensibilidade para descobrir 

as intenções dos demais e aquilo que é nocivo para o próprio bem estar.


PICA-PAU 
De 21/06 a 20/07 - A Lua do Sol Intenso


O Pica-pau é emotivo, sensível e carinhoso. Muito familiar, sabe sacrificar-se por seus seres queridos. Sua missão na vida é aprender a usar sua força emocional no plano material. No amor é muito maternal e romântico. Sabe ser passivo e vulnerável, mas também protetor. 

Sua imaginação e sua simpatia são muito grandes.

Combina bem com Serpente, Lobo e Castor

Deve cultivar: O perdão e a intuição.
Deve evitar: Auto-compaixão e possessividade.
Planta: Rosa silvestre
Mineral: Quartzo rosa
Cor: Rosa
Direção: Sul-Sudeste
Medicina do Pica-pau: A aptidão para estabelecer um ritmo regular

 na vida e a tenacidade para proteger quem se ama.



SALMÃO
De 21/07 a 20/08 - A Lua dos Frutos Maduros


O Salmão esforça-se para voltar para casa após uma longa jornada. Pessoas Salmão amam o lar e são generosas e sensíveis. São também muito imaginativas e às vezes têm humor oscilante. Seu objetivo na vida é viver em harmonia com o ambiente. O Salmão veio a este mundo para brilhar e se sobressair. É entusiasmado e seguro, e toma a liderança em qualquer situação. Sabe ser energético e intransigente, assim como generoso e criativo. Às vezes pode parecer arrogante e sem dúvida sente-se ferido quando as pessoas não prestam atenção ao que ele quer. Sua missão na vida é encontrar propósito e estabilidade emocional. No amor, é insaciável e passional, mas também generoso e enamorado.

Dá-se bem com Coruja e Falcão

Deve cultivar: Tolerância e estabilidade emocional
Deve evitar: Arrogância, egoísmo e intolerância
Planta: Amora silvestre
Mineral: Cornalina
Cor: Roxo
Direção: Sul
Medicina do Salmão: Força e valor para atingir os objetivos, assim como

 constância para terminar as tarefas.

URSO PARDO 
De 21/08 a 20/09 - A Lua da Colheita


O Urso Pardo é perseverante, muito independente e prático. Sabe ser considerado e deseja

 ser perfeito. Por este motivo, tende a criticar muito a si mesmo e aos demais. Este pode ser 

seu pior defeito. Mas também é capaz de trabalhar duro e conseguir tudo o que deseja no 

plano material. Não gosta de mudanças e prefere o certo ao duvidoso. É bondoso e leal e sabe solucionar pequenos problemas da vida cotidiana. No amor é moralista e um tanto reprimido. Analisa demais as relações e por isso perde um pouco da naturalidade.

Combina bem com Ganso e Lontra

Deve cultivar: Otimismo e tolerância
Deve evitar: Ceticismo e crítica excessiva
Planta: Violeta
Mineral: Topázio
Cor: Marrom e Violeta
Direção: Sudoeste
Medicina do Urso Pardo: A capacidade de resposta, eficiência no trabalho, 

segurança em tempos de necessidade, e o poder para recobrar a força interior. 


CORVO 
De 21/09 a 20/10 - A Lua do Vôo dos Patos


O Corvo é inteligente, esperto e místico. Pessoas Corvo amam a paz, são idealistas e charmosas. Eles esperam a harmonia na comunidade e devem ficar longe de incertezas e inconsistências. O Corvo odeia a solidão e necessita estar rodeado de gente. Ainda que seja agradável e bondoso, vive muito influenciado pelo ambiente que o rodeia. Se é negativo, pode ficar mau-humorado. Também sabe ser idealista e diplomático e gosta que prevaleça a justiça acima de tudo. Veio ao mundo para harmonizar os contrários. No amor, é forte e sensível, mas por demais influenciado pelos desejos e sentimentos de seu parceiro.

Dá-se bem com Cervo e Lontra

Deve cultivar: Constância, imparcialidade e inspiração
Deve evitar: Indecisão, incerteza e inconsistência
Planta: Hera
Mineral: Azurita
Cor: Azul
Direção: Sudoeste
Medicina do Corvo: Aptidão para transformar situações negativas ou estéreis 

em positivas, e a capacidade de superar as limitações. 


SERPENTE
De 21/10 a 20/11 - A Lua do tempo frio


A Serpente é misteriosa e intuitiva, o símbolo da transformação. Pessoas Serpente desejam satisfação e florescem com elogios. Elas precisam de grande disciplina e força de vontade para controlar sua natureza difícil. A Serpente é misteriosa e reservada. Sabe ocultar seus sentimentos debaixo de uma atitude fria. É adaptável, decidida e imaginativa. Extraordinariamente sensível, a Serpente pode sofrer em silêncio e espera o momento propício para devolver os golpes com sua mordedura fatal. No plano positivo, é ativa e imaginativa, e muito carinhosa quando se sente querida de verdade. No amor, é intensa, com muitos sentimentos ocultos e às vezes algo retorcidos. Sexualmente interessada por experiências limite, nunca é indiferente ao seu parceiro.

Dá-se bem com Lobo e Pica-Pau

Deve cultivar: Determinação, adaptabilidade e criatividade
Deve evitar: Egoísmo, arrogância e ciúmes
Planta: Espinheira santa
Mineral: Ametista
Cor: Violeta
Direção: Oeste
Medicina da Serpente: O talento para adaptar-se às mudanças e atravessar

 com êxito as fases de transição. 



CORUJA
De 21/11 a 20/12 - A lua da neve


Corujas são muito observadoras e silenciosas. Pessoas coruja são inteligentes, bem articuladas e discretas. Seu olho para os detalhes faz delas perfeccionistas. A Coruja necessita de liberdade de expressão. É vivaz e presta muita atenção aos detalhes. Curiosa e adaptável, tende a abarcar mais do que pode. É valente e decidida, e sabe ser versátil. Sua natureza é sincera e estudiosa, 

e pode ser muito compreensiva, ainda que às vezes lhe falte tato. No amor, adora a aventura 

e é atraído por pessoas exóticas. Precisa variedade e intensidade de sentimentos, mas, acima 

de tudo, alguém com quem possa conversar e compartilhar seus múltiplos interesses intelectuais.

Dá-se bem com Falcão e Salmão

Deve cultivar: Concentração, otimismo e entusiasmo vital
Deve evitar: Auto-indulgência e exagero
Planta: Visco
Mineral: Obsidiana
Cor: Dourado
Direção: Noroeste
Medicina da Coruja: É o poder de discernir as coisas em momentos de incerteza

 e levar uma vida coerente, com planos a longo prazo.
Medicina do Pica-pau: A aptidão para estabelecer um ritmo regular na vida 

e a tenacidade para proteger quem se ama.

 


Escrito por Ingrid às 00h47
[] [envie esta mensagem]


 
 
 
 
Pé-de-Moleque
 
 
20 porções
- 1 lata(s) de leite condensado
- 500 gr de amendoim torrado(s)
- quanto baste de manteiga
- quanto baste de farinha de mandioca torrada para polvilhar
- 500 gr de rapadura

Quebre a rapadura o máximo possível. Coloque no refratário,
cubra e leve ao microondas por 5 minutos.
Adicione o leite condensado e leve ao microondas por mais 5 minutos.
Adicione 400g de amendoim moído.
Bata bem a massa com uma colher até senti-la pesada e perder o brilho.
Despeje numa forma untada e polvilhada com farinha de mandioca.
Espalhe o amendoim inteiro apertando com a espátula.
Deixe esfriar para cortar.
 =============================================
Cocada

- 1 lata(s) de leite condensado
- 400 gr de açúcar União
- 1 pacote(s) de coco ralado(s)
- quanto baste de manteiga para untar

Junte todos os ingredientes, misture bem e leve ao fogo baixo,
mexendo sem parar até desprender do fundo da panela.
Despeje em mármore untado e deixe esfriar bem.
Depois, corte em quadradinhos.
Dica: Para obter quadradinhos bem uniformes,
nivele a cocada com o auxílio de um rolo de massa,
quando despejar no mármore.
 
============================================
Quentão de Morango
Ingredientes
- 3 litros de água
- 2kg de açúcar
- 2kg de morangos
- 150g de gengibre
- 50g de cravo e canela (misturados)
- 1 1/2 litro de aguardente  
 
Modo de Preparo
Num caldeirão, coloque a água e a gengibre. Leve ao fogo. Quando
começar a fervura, adicione os morangos inteiros, o açúcar, o
cravo, a canela e deixe ferver por aproximadamente 20 minutos.
Em seguida, adicione a aguardente e deixe ferver por mais 5
minutos. Coe e sirva bem quente
==================================================
 
Paçoca para cortar:
- 500g de amendoim cru
- 250g de bolacha tipo amido de milho moída (maria ou Maizena)
(processador ou liquidificador)
- 1 lata de leite condensado
- Papel filme para envolver

Modo de Fazer a Paçoca:
Pegue o amendoim, coloque numa assadeira e leve ao forno médio
para torrar durante 12 minutos. Descasque, triture no processador
ou liquidificador, coloque numa vasilha, acrescente a bolacha
moída, o leite condensado e misture muito bem. Pegue uma
assadeira retangular 30x20 cm, cubra com papel filme, coloque a
paçoca, aperte bem e deixe descansar, coberta, de um dia para o
outro. Corte na forma desejada
.===============================================
 
Quentão Paulista 
- 1 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 1 colher (sobremesa) de cravo-da-índia
- 60 g de gengibre cortado em fatias com casca
- 2 paus de canela médios
- Rodelas de 2 limões médios
- Casca de 1 laranja
- 2 xícaras (chá) de água filtrada   bem quente
- 1/2 litro de cachaça
 
Coloque 1 1/2 xícara (chá) de açúcar numa panela funda (com 2
litros de capacidade) e leve ao fogo para caramelizar levemente.
Acrescente 1 colher (sobremesa) de cravo-da-índia, 60 g de
gengibre cortado em fatias, 2 paus de canela médios, rodelas de 2
limões e a casca de 1 laranja.
Deixe apurar.

Quando estiver com cor e textura de caramelo, acrescente 2
xícaras (chá) de água fervendo e deixe por 10 min em fogo baixo
para o caramelo dissolver.
Adicione 1/2 litro de cachaça e ferva novamente por 10 min.
Coe e sirva em pequenas canecas.Estas receitas podem também
ser feitas sem álcool
============================================
paçoca tradicional:

- 1/2 kg de amendoim torrado sem casca e sem pele
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de farinha de milho - ou farinha de Mandioca torrada
- 1 colher (café) de salNuma tigela, misture todos os ingredientes
e passe no processador, aos poucos, em quatro partes.
Depois, misture tudo e passe novamente no processador até que se
torne um pó fino. Coloque em forminhas para moldar ou em
canudinhos de papel
.================================================
BOLO DE FUBA COZIDO
 
Ingredientes- 2 copos (requeijão) de fubá
- 2 copos (requeijão) de açúcar
- 2 copos (requeijão) de leite
- 1/2 copo (requeijão) de óleo
- 50 g de queijo parmesão ralado
- 4 gemas
- 1 colher (sopa) de fermento
- 4 claras batidas em neve
 
Modo de PreparoNuma panela fora do fogo coloque fubá, açúcar, leite, óleo e
queijo parmesão ralado. Cozinhe em fogo médio até formar bolhas,
mexendo sempre (10 a 12 minutos). Desligue, transfira para uma
tigela, cubra com papel filme e deixe esfriar.

Depois de esfriar, misture as gemas e o fermento. Com o auxílio
de um pão duro (ou colher de pau) incorpore levemente as claras
batidas em neve.
Transfira a mistura para uma assadeira redonda (30 cm de
diâmetro) untada e enfarinhada com fubá.

Ligue o forno somente nesta hora a 180ºC e asse de 40 minutos a 1
hora, ou até que enfiando um palito, o mesmo saia limpo.
  Pulo do GatoDicas da Ana:

- Para esfriar mais rápido coloque a panela sobre uma
tigela com gelo para dar choque térmico.

-Coloque o papel manteiga no fundo da fôrma antes de
despejar a massa. Isto evita que agarre na hora de
desenformar
.=========================================
Pipoca 

- um punhado de milho para pipoca
- 2 colheres de óleo de soja
- quanto baste de sal

Numa panela alta ( com tampa), coloque o óleo.
Acenda o fogo e deixe esquentar.
Coloque o milho numa quantidade em que todos os grãos
fiquem encostados no fundo da panela.
Tampe a panela e, segurando a tampa, vá fazendo movimentos circulares
sobre a chama do fogão. Quando começar a estourar,
continue movimentando regularmente, só parando
e desligando o fogo quando parar de ouvir os estouros.
Coloque as pipocas em uma vasilha   e tempere com sal a gosto.

==========================================
Doce de Leite   de Cortar
 

- 1 lata de leite condensado
- 200 gr de açúcar União
- 1 colher (sopa) de manteiga

Numa panela coloque o leite condensado, o açúcar,
a manteiga e faça um brigadeiro.
Quando estiver dando ponto, retire da panela
e espalhe numa superfície lisa, deixe esfriar e corte em pedaços.

===========================================
Doce de Leite  de colher 
 - 1 litro de leite
- 200 gr de açúcar União
- 1 unidade de canela em pau

Coloque o leite numa panela relativamente grande
para que não caia no fogão na hora que ferver.
Deixe ferver e secar um pouco. Junte, então o açúcar e a canela
e mexa sempre com uma colher de pau.
Fica meio mole, para comer de colher.
                                
==============================================
                                      
 
 
 
 





Escrito por Ingrid às 00h37
[] [envie esta mensagem]


 
  Um conjunto de dicas ...

Um conjunto de dicas para
as quais peço leitura e repasse se acharem válidas.

Economizar energia é proteger o PLANETA, vale a pena lembrar!
Cada um tem que fazer sua parte e não esperar que o outro faça...

1.  Tampe suas panelas enquanto cozinha
Parece obvio, não é? E é mesmo! Ao tampar as panelas enquanto
   cozinha você aproveita o calor que simplesmente se perderia no
   ar.

2.  Use uma garrafa térmica com água gelada
  Compre daquelas garrafas térmicas de acampamento, de 2 ou 5
   litros. Abasteça-a de água bem gelada com uma bandeja de cubos
   de gelo pela manhã. Você terá água gelada até a noite e evitará
   o abre-fecha da geladeira toda vez que alguém quiser beber um
   copo de água

3.  Aprenda a cozinhar em panela de pressão
Acredite... dá pra cozinhar tudo em panela de pressão: Feijão,
   arroz, macarrão, carne, peixe etc... Muito mais rápido e
   economizando 70% de gás.

4.  Cozinhe com fogo mínimo
Se você não faltou às aulas de física no 2º grau você sabe: Não
   adianta, por mais que você aumente o fogo, sua comida não vai
   cozinhar mais depressa, pois a água não ultrapassa 100ºC em uma
   panela comum. Com o fogo alto, você vai é queimar sua comida.

5.  Antes de cozinhar retire da geladeira todos
os ingredientes de uma só vez
Evite o o abre-fecha da geladeira toda vez que seu cozido
   precisar de uma cebola, uma cenoura, etc...

6.  Coma menos carne vermelha
A criação de bovinos é um dos maiores responsáveis pelo efeito
   estufa. Não é piada. Você já sentiu aquele cheiro pavoroso
   quando você se aproximou de alguma fazenda/criação de gado?
   Pois é: É metano, um gás inflamável, poluente, e megafedorento.
   Além disso, a produção de carne vermelha demanda uma quantidade
   enorme de água. Para você ter uma idéia: Para produzir 1 kg de
   carne vermelha é necessário 200 litros de água potável. O mesmo
   quilo de frango só consome 10 litros.

7.  Não troque o seu celular
 Já foi tempo que celular era sinal de status. Hoje em dia
   qualquer zé mané tem. Trocar por um mais moderno para tirar
   onda? Ninguém se importa. Fique com o antigo pelo menos
   enquanto estiver funcionando perfeitamente ou em bom estado. Se
   o problema é a bateria, considere o custo/benefício trocá-la e
   descartá-la adequadamente, encaminhando-a a postos de coleta.
   Celulares trouxeram muita comodidade à nossa vida, mas utilizam
   de derivados de petróleo em suas peças e metais pesados em suas
   baterias. Além disso, na maioria das vezes sua produção é feita
   utilizando mão de obra barata em países em desenvolvimento.
   Utilize seus gadgets até o final da vida útil deles, lembre-se
   de que eles certamente não foram nada baratos.

8.  Compre um ventilador de teto
Nem sempre faz calor suficiente pra ser preciso ligar o ar
   condicionado. Na maioria das vezes um ventilador de teto é o
   ideal para refrescar o ambiente gastando 90% menos energia.
   Combinar o uso dos dois também é uma boa idéia. Regule seu ar
   condicionado para o mínimo e ligue o ventilador de teto.

9.  Use somente pilhas e baterias recarregáveis
 é certo que são caras, mas ao uso em médio e longo prazo elas
   se pagam com muito lucro. Duram anos e podem ser recarregadas
   em média 1000 vezes.

10. Limpe ou troque os filtros o seu ar condicionado
 Um ar condicionado sujo representa 158 quilos de gás carbônico
   a mais na atmosfera por ano.

11. Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes
Lâmpadas fluorescentes gastam 60% menos energia que uma
   incandescente. Assim, você economizará 136 quilos de gás
   carbônico anualmente.

12. Escolha eletrodomésticos de baixo consumo energético
Procure por aparelhos com o selo do Procel (no caso de
   nacionais) ou Energy Star (no caso de importados).

13. Não deixe seus aparelhos em standby
Simplesmente desligue ou tire da tomada quando não estiver
   usando um eletrodoméstico. A função de standby de um aparelho
   usa cerca de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em
   uso.

14. Mude sua geladeira ou freezer de lugar
 Ao colocá-los próximos ao fogão, eles utilizam muito mais
   energia para compensar o ganho de temperatura. Mantenha-os
   afastados pelos menos 15cm das paredes para evitar o
   superaquecimento. Colocar roupas e tênis para secar atrás deles
   então, nem pensar!

15. Descongele geladeiras e freezers antigos a cada 15 ou 20 dias
O excesso de gelo reduz a circulação de ar frio no aparelho,
   fazendo que gaste mais energia para compensar. Se for o caso,
   considere trocar de aparelho. Os novos modelos consomem até
   metade da energia dos modelos mais antigos, o que subsidia o
   valor do eletrodoméstico a médio/longo prazo.

16. Use a máquina de lavar roupas/louça só quando estiverem cheias
Caso você realmente precise usá-las com metade da capacidade,
   selecione os modos de menor consumo de água. Se você usa
   lava-louças, não é necessário usar água quente para pratos e
   talheres pouco sujos. Só o detergente já resolve.

17. Retire imediatamente as roupas da máquina de lavar quando
   estiverem limpas

As roupas esquecidas na máquina de lavar ficam muito amassadas,
   exigindo muito mais trabalho e tempo para passar e consumindo
   assim muito mais energia elétrica

18. Tome banho de chuveiro
E de preferência, rápido. Um banho de banheira consome até
   quatro vezes mais energia e água que um chuveiro.

19. Use menos água quente
Aquecer água consome muita energia. Para lavar a louça ou as
   roupas, prefira usar água morna ou fria.

20. Pendure ao invés de usar a secadora
Você pode economizar mais de 317 quilos de gás carbônico se
   pendurar as roupas durante metade do ano ao invés de usar a
   secadora.

21. Nunca é demais lembrar: recicle
Recicle no trabalho e em casa. Se a sua cidade ou bairro não
   tem coleta seletiva, leve o lixo até um posto de coleta.
   Existem vários na rede Pão de Açúcar. Lembre-se de que o
   material reciclável deve ser lavado (no caso de plásticos,
   vidros e metais) e dobrado (papel).

22. Faça compostagem
 Cerca de 3% do metano que ajuda a causar o efeito estufa é
   gerado pelo lixo orgânico doméstico. Aprenda a fazer
   compostagem: além de reduzir o problema, você terá um jardim
   saudável e bonito.

23. Reduza o uso de embalagens
Embalagem menor é sinônimo de desperdício de água, combustível
   e recursos naturais. Prefira embalagens maiores, de preferência
   com refil. Evite ao máximo comprar água em garrafinhas, leve
   sempre com você a sua própria.

24. Compre papel reciclado
Produzir papel reciclado consome de 70 a 90% menos energia do
   que o papel comum, e poupa nossas florestas.

25. Utilize uma sacola para as compras
Sacolinhas plásticas descartáveis são um dos grandes inimigos
   do meio-ambiente. Elas não apenas liberam gás carbônico e
   metano na atmosfera, como também poluem o solo e o mar. Quando
   for ao supermercado, leve uma sacola de feira ou suas próprias
   sacolinhas plásticas.

26. Plante uma árvore:
Uma árvore absorve uma tonelada de gás carbônico durante sua
   vida. Plante árvores no seu jardim ou inscreva-se em programas
   como o SOS Mata Atlântica ou Iniciativa Verde.

27. Compre alimentos produzidos na sua região
Fazendo isso, além de economizar combustível, você incentiva o
   crescimento da sua comunidade, bairro ou cidade.

28. Compre alimentos frescos ao invés de congelados
Comida congelada além de mais cara, consome até 10 vezes mais
   energia para ser produzida. É uma praticidade que nem sempre
   vale a pena.

29. Compre orgânicos
Por enquanto, alimentos orgânicos são um pouco mais caros pois
   a demanda ainda é pequena no Brasil. Mas você sabia que, além
   de não usar agrotóxicos, os orgânicos respeitam os ciclos de
   vida de animais, insetos e ainda por cima absorvem mais gás
   carbônico da atmosfera que a agricultura "tradicional"? Se toda
   a produção de soja e milho dos EUA fosse orgânica, cerca de 240
   bilhões de quilos de gás carbônico seriam removidos da
   atmosfera. Portanto, incentive o comércio de orgânicos para que
   os preços possam cair com o tempo.

30. Ande menos de carro
Use menos o carro e mais o transporte coletivo (ônibus, metrô)
   ou o limpo (bicicleta ou a pé). Se você deixar o carro em casa
   2 vezes por semana, deixará de emitir 700 quilos de poluentes
   por ano.

31. Deixe o bagageiro vazio em cima do carro
Qualquer peso extra no carro causa aumento no consumo de
   combustível. Um bagageiro vazio gasta 10% a mais de
   combustível, devido ao seu peso e aumento da resistência do ar.


32. Mantenha seu carro regulado
Calibre os pneus a cada 15 dias e faça uma revisão completa a
   cada seis meses, ou de acordo com a recomendação do fabricante.
   Carros regulados poluem menos. A manutenção correta de apenas
   1% da frota de veículos mundial representa meia tonelada de gás
   carbônico a menos na atmosfera.

33. Lave o carro a seco
Existem diversas opções de lavagem sem água, algumas até mais
   baratas do que a lavagem tradicional, que desperdiça centenas
   de litros a cada lavagem. Procure no seu posto de gasolina ou
   no estacionamento do shopping.

34. Quando for trocar de carro,
escolha um modelo menos poluente
Apesar da dúvida sobre o álcool ser menos poluente que a
   gasolina ou não, existem indícios de que parte do gás carbônico
   emitido pela sua queima é reabsorvida pela própria cana de
   açúcar plantada. Carros menores e de motor 1.0 poluem menos. Em
   cidades como São Paulo, onde no horário de pico anda-se a
   10km/h, não faz muito sentido ter carros grandes e potentes
   para ficar parados nos congestionamentos.



Escrito por Ingrid às 00h08
[] [envie esta mensagem]


 
  dicas... continuaçao...

35. Use o telefone ou a Internet
A quantas reuniões de 15 minutos você já compareceu esse ano,
   para as quais teve que dirigir por quase uma hora para ir e
   outra para voltar? Usar o telefone ou skype pode poupar você de
   stress, além de economizar um bom dinheiro e poupar a
   atmosfera.

36. Voe menos, reúna-se por videoconferência
Reuniões por videoconferência são tão efetivas quanto as
   presenciais. E deixar de pegar um avião faz uma diferença
   significativa para a atmosfera.

37. Economize CDs e DVDs
CDs e DVDs sem dúvida são mídias eficientes e baratas, mas você
   sabia que um CD leva cerca de 450 anos para se decompor e que,
   ao ser incinerado, ele volta como chuva ácida (como a maioria
   dos plásticos)? Utilize mídias regraváveis, como CD-RWs, drives
   USB ou mesmo e-mail ou FTP para carregar ou partilhar seus
   arquivos. Hoje em dia, são poucos arquivos que não podem ser
   disponibilizados virtualmente ao invés de em mídias físicas.

38. Proteja as florestas
Por anos os ambientalistas foram vistos como "eco-chatos". Mas
   em tempos de aquecimento global, as árvores precisam de mais
   defensores do que nunca. O papel delas no aquecimento global é
   crítico, pois mantém a quantidade de gás carbônico controlada
   na atmosfera.

39. Considere o impacto de seus investimentos
O dinheiro que você investe não rende juros sozinho. Isso só
   acontece quando ele é investido em empresas ou países que dão
   lucro. Na onda da sustentabilidade, vários bancos estão
   considerando o impacto ambiental das empresas em que investem o
   dinheiro dos seus clientes. Informe-se com o seu gerente antes
   de escolher o melhor investimento para você e o meio ambiente.

40. Informe-se sobre a política ambiental
das empresas que você contrata
Seja o banco onde você investe ou o fabricante do shampoo que
   utiliza, todas as empresas deveriam ter políticas ambientais
   claras para seus consumidores. Ainda que a prática esteja se
   popularizando, muitas empresas ainda pensam mais nos lucros e
   na imagem institucional do que em ações concretas. Por isso,
   não olhe apenas para as ações que a empresa promove, mas também
   a sua margem de lucro alardeada todos os anos. Será mesmo que
   eles estão colaborando tanto assim?

41. Desligue o computador
 Muita gente tem o péssimo hábito de deixar o computador de casa
   ou da empresa ligado ininterruptamente, às vezes fazendo
   downloads, às vezes simplesmente por comodidade. Desligue o
   computador sempre que for ficar mais de 2 horas sem utilizá-lo
   e o monitor por até quinze minutos.

42. Considere trocar seu monitor
O maior responsável pelo consumo de energia de um computador é
   o monitor. Monitores de LCD são mais econômicos, ocupam menos
   espaço na mesa e estão ficando cada vez mais baratos. O que
   fazer com o antigo? Doe a instituições como o Comitê para a
   Democratização da Informática.

43. No escritório
 desligue o ar condicionado uma hora antes do final do
   expediente Num período de 8 horas, isso equivale a 12,5% de
   economia diária, o que equivale a quase um mês de economia no
   final do ano. Além disso, no final do expediente a temperatura
   começa a ser mais amena.

44. Não permita que as crianças brinquem com água
 Banho de mangueira, guerrinha de balões de água e toda sorte de
   brincadeiras com água são sem dúvida divertidas, mas passam a
   equivocada idéia de que a água é um recurso infinito,
   justamente para aqueles que mais precisam de orientação, as
   crianças. Não deixe que seus filhos brinquem com água, ensine a
   eles o valor desse bem tão precioso.

45. No hotel, economize toalhas e lençóis
Use o bom senso... Você realmente precisa de uma toalha nova
   todo dia? Você é tão imundo assim? Em hotéis, o hóspede tem a
   opção de não ter as toalhas trocadas diariamente, para
   economizar água e energia. Trocar uma vez a cada 3 dias já está
   de bom tamanho. O mesmo vale para os lençois, a não ser que
   você faça xixi na cama...

46. Participe de ações virtuais.
A Internet é uma arma poderosa na conscientização e mobilização
   das pessoas. Um exemplo é o site ClickÁrvore, que planta
   árvores com a ajuda dos internautas. Informe-se e aja!

47. Instale uma válvula na sua descarga
Instale uma válvula para regular a quantidade de água liberada
   no seu vaso sanitário: mais quantidade para o número 2, menos
   para o número 1!

48. Não peça comida para viagem
Se você já foi até o restaurante ou à lanchonete, que tal
   sentar um pouco e curtir sua comida ao invés de pedir para
   viagem? Assim você economiza as embalagens de plástico e isopor
   utilizadas.

49. Regue as plantas à noite
 Ao regar as plantas à noite ou de manhãzinha, você impede que a
   água se perca na evaporação, e também evita choques térmicos
   que podem agredir suas plantas.

50. Frequente restaurantes naturais/orgânicos
Com o aumento da consciência para a preservação ambiental, uma
   gama enorme de restaurantes naturais, orgânicos e vegetarianos
   está se espalhando pelas cidades. Ainda que você não seja
   vegetariano, experimente os novos sabores que essa onda verde
   está trazendo e assim estará incentivando o mercado de produtos
   orgânicos, livres de agrotóxicos e menos agressivos ao
   meio-ambiente.

51. Vá de escada
Para subir até dois andares ou descer três, que tal ir de
   escada? Além de fazer exercício, você economiza energia
   elétrica dos elevadores.

52. Faça sua voz ser ouvida pelos seus representantes
Use a Internet, cartas ou telefone para falar com os seus
   representantes em sua cidade, estado e país. Mobilize-se e
   certifique-se de que os seus interesses - e de todo o planeta -
   sejam atendidos.

53. Divulgue essa lista!
Envie essa lista de dicas por e-mail para seus amigos, divulgue
   o link do post no seu blog ou orkut, reproduza-a livremente, e,
   quando possível, cite a fonte. O Mude o Mundo agradece, e o
   planeta também!




Escrito por Ingrid às 00h08
[] [envie esta mensagem]


 
  RECEITAS MARAVILHOSAS E FÁCIL DE FAZER...

 
Doce de leite em pedaços
 



Ingredientes:
 
1 kg de açúcar
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
3 litros de leite integral
 
Modo de Preparo:

Misture em uma panela grande 3 litros de leite integral, 1 kg de  açúcar e  1 colher (chá) de  bicarbonato  de sódio. Leve para  cozinhar e, assim  que ferver, reduza  o fogo. Cozinhe por mais 3 horas e 45 minutos, mexendo de vez em quando, ou até obter uma mistura cremosa.Retire do fogo e continue a mexer  até a massa começar a ficar  opaca. Espalhe-a em uma superfície lisa e umedecida com água, na altura de 1,5 a  2 cm. Em seguida, corte-a, ainda  morna, no  formato  de retângulos ou losangos.
 
 
Fonte: Revista Água na Boca 
 
 
Cocada rápida



 
Ingredientes:
 
1 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 e 1/2 xícara (chá) de coco ralado
1 caixinha de leite condensado (395 g)
 
Modo de Preparo:

Coloque  em  uma  panela  grossa  todos os  ingredientes, misture  bem e leve  ao fogo alto. Assim que  encorpar um pouco, reduza o fogo e cozinhe por 3 minutos, ou até ficar um creme  bem consistente. Retire  do fogo e bata, com o auxílio  de  uma colher, por  2 minutos, ou até começar  a açucarar. Despeje rapidamente em uma superfície lisa de mármore ou assadeira untada e  corte, ainda  quente, em pedaços  pequenos. Deixe  esfriar  e  sirva. Para deixar a cocada em  ponto mais  mole, adicione 1 colher (chá)  de manteiga após retirar o creme  do fogo. Neste caso, sirva
na  colher. Se preferir, prepare uma  cocada escura: toste
o coco  no  forno ou  na frigideira, mexendo  sempre, mas
não deixe passar do ponto porque o coco pode amargar.
 
 
Fonte: Revista Água na Boca
 
 
Bolo de abóbora



 
Ingredientes:
 
1 colher (sopa) de óleo
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de leite de coco
500 g de abóbora madura picada
1/2 xícara (chá) de margarina light
2 colheres (sopa) de açúcar cristal
1/2 xícara (chá) de amido de milho
 
Modo de Preparo:

Coloque  em uma panela, a  abóbora, o  leite de coco e  o açúcar. Deixe cozinhar, em fogo baixo, por  40 minutos, ou até a abóbora  estar bem  macia. Mexa bem  para  ela ficar cremosa. Retire  e, assim que esfriar, misture  a margarina. Peneire em uma tigela a farinha de trigo, o amido de milho
e o fermento. Despeje o creme de abóbora e misture  bem, mas sem bater.Unte uma forma para pudim,de 1,5 litro com o óleo e polvilhe  com o açúcar cristal. Despeje  a massa e coloque para  assar em forno  médio, pré-aquecido, por 45 minutos, ou até que, enfiando um palito, ele saia limpo.
 
 
Fonte: Revista Água na Boca



Escrito por Ingrid às 23h10
[] [envie esta mensagem]


 
  RECEITAS MARAVILHOSAS !!!

 
Bolinho de estudante


 
Ingredientes:
 
400 g de coco seco limpo
500 ml de água morna
150 g de açúcar
1 colher (chá) de sal
250 g de tapioca flocada
óleo para fritura
 
Para empanar
 
150 g de açúcar
10 g de canela em pó
 
Modo de Preparo:

Coloque o coco com a água morna no processador e bata até obter  pedaços bem  pequenos. Misture bem  todos os ingredientes  e deixe  descansar  por 10 minutos. A seguir, enrole  os  bolinhos  e  frite-os  em  bastante  óleo  quente. Escorra-os e  coloque-os sobre papel-toalha para retirar o excesso de óleo. Passe-os no açúcar  e na canela e sirva
a seguir.
 
 
Fonte: Revista Água na Boca 
 
 
Bolo de fubá


 
Ingredientes:
 
3 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de fubá
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de óleo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
1 colher (sobremesa) de sementes de erva-doce
 
Modo de Preparo:

Coloque no  liquidificador os  ovos, o leite, o óleo, o açúcar,
o fubá e a farinha de trigo. Bata bem até obter uma mistura homogênea. Junte o fermento e as sementes de erva-doce e misture sem  bater. Unte e enfarinhe uma forma com furo no meio e despeje a massa. Leve ao forno preaquecido em temperatura média (200oC) até dourar,ou até que,enfiando um palito  no bolo  ele saia limpo. Desenforme o bolo ainda morno e, se preferir, salpique  açúcar e canela  antes servir.
 
 
Fonte: Revista Menu
 
 
Bolo de batata-doce e coco



Ingredientes:
 
1 xícara (chá) de açúcar
1 tablete de manteiga (200 g)
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
3 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 vidros pequenos de leite de coco
2 vidros pequenos de leite de coco (400 g)
2 colheres (sopa) de raspas de limão
370 g de batata-doce roxa cozida e amassada
1 xícara (chá) de coco em flocos
 
Modo de Preparo:

Bata na batedeira a manteiga (reserve 1 colher de sopa), o açúcar  e as  raspas  de  limão  por 3 minutos, ou até obter um creme homogêneo. Sem parar de bater, junte as gemas uma  a  uma. Adicione  a batata-doce, a farinha  de  trigo, o coco e o  leite de coco e torne a bater mais um  pouco. Por fim, incorpore as claras  batidas em neve  e o fermento  em pó, misturando delicadamente. Com a manteiga  reservada, unte uma forma  redonda, de 25 cm de  diâmetro, e polvilhe com farinha de trigo.Despeje a massa e leve para assar em forno médio, pré-aquecido, por 45  minutos, ou até  que, ao enfiar um palito, ele saia limpo.Se preferir, salpique coco na superfície para decorar.
 
 
Fonte: Revista Água na Boca
 
 
Canjica com coco



 
Ingredientes:
 
1 xícara de canjica
1 xícara de leite de coco
3 xícaras de leite
1 xícara de açúcar
1 canela em pau
 
Modo de Preparo:

Coloque  a  canjica  de molho  em água  fria  por  8  horas. Escorra e coloque em uma panela juntamente  com o leite
e metade  do açúcar. Adicione  o pau  de  canela e  leve à fervura  em fogo  baixo para que  os grãos  fiquem macios. Teste e, se estiver no  ponto, adicione o açúcar restante e
o leite de coco. Ferva  novamente para  encorpar o líquido. Sirva quente salpicando com canela em pó.

 
 


Escrito por Ingrid às 23h09
[] [envie esta mensagem]


 
  Mais receitas maravilhosas

 
Broa de fubá
 


Ingredientes:
 
1 e 1/2 xícara (chá) de fubá
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 pitada de sal
1 xícara (chá) de manteiga
1 xícara (chá) de leite
6 ovos
 
Modo de Preparo:

Peneire numa tigela 1 xícara (chá) de fubá com a farinha de trigo, o  açúcar e  o  sal. Reserve. Misture  numa  panela  a manteiga (reserve 1 colher de sopa), o leite e 1 xícara (chá) de água.Leve ao fogo e, assim que ferver,junte de uma vez os ingredientes  secos. Mexa vigorosamente  e cozinhe por 20  minutos,  sem  parar  de  mexer,  até  obter  um  mingau encorpado. O  fubá  deve  ser  bem  cozido  como  se fosse polenta. Retire do fogo, despeje  numa tigela e deixe esfriar por 15 minutos, mexendo  de vez em  quando. Ligue o forno
à temperatura  média. Em  seguida, adicione  os ovos, um a um,  mexendo  sempre  a  cada  adição. Continue  mexendo vigorosamente  até a  massa  ficar macia  e um pouco  mole (não é ponto de enrolar). Umedeça  uma tigela  de 10 cm de diâmetro  (do tamanho  de 1 xícara  de chá)  e polvilhe  com parte do  fubá restante. Coloque, na tigela, um  pouco  mais de 1 colher (sopa) da massa. Rode  a tigela para  formar as broinhas   e  disponha-as  numa  assadeira  untada  com  a manteiga  reservada. Deixe uma distância  de 2 cm entre as broas. Repita a operação até terminar a massa.Sempre que necessário,umedeça um pouco a tigela e coloque mais fubá. Leve ao forno por 25 minutos, ou até as broinhas dourarem. Retire do forno e sirva quente.
 
 
Fonte: Revista Menu
 
 
Cocada



 
Ingredientes:
 
250 g de açúcar refinado
250 g de coco fresco ralado
100 g de leite condensado
 
Modo de Preparo:

Numa panela, leve ao fogo 200 g de açúcar  com  60 ml de água e deixe  até caramelizar  levemente (dependendo  da intensidade  de cor  que  deseja  dar  ao doce). Adicione o coco, o açúcar  restante  e o leite condensado, misturando sempre com  uma colher de pau  até que a calda  se  torne espessa e em ponto de fio. Transfira para uma compoteira
e decore com cravo-da-índia. Se preferir uma  versão mais firme, deixe a calda encorpar mais,despeje a mistura sobre uma superfície untada com manteiga e espere resfriar para cortar.
 
 
Fonte: Revista Menu
 
 
Cocada amarela



 
Ingredientes:
 
1 coco grande ralado
1/2 kg de açúcar
10 gemas de ovo
1 copo de leite (300 ml)
1 colher (sopa) de manteiga
 
Modo de Preparo:

Leve ao fogo o açúcar e a metade do leite.Assim que ferver, acrescente o coco e misture bem. Bata levemente as gemas e misture  ao leite  restante. Despeje lentamente  na panela sem parar de mexer. Cozinhe  em fogo  forte, mexendo sem parar, por 5 minutos. Abaixe o fogo e cozinhe até chegar ao ponto. Retire do fogo e acrescente a manteiga.Misture bem. Deixe esfriar e sirva.
 
 
 
 
Bolo de milho
 


 
 Ingredientes:
 
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de milho pré-cozida
1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca
10 colheres (sopa) de açúcar
2 xícaras (chá) de leite desnatado
5 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de coco fresco ralado
 
Modo de Preparo:

Coloque  no  processador a farinha  de  milho, a  farinha de mandioca e o açúcar. Bata por 2 minutos, ou até obter uma farinha mais fina. Retire e passe a mistura por uma  peneira. Reserve.Coloque o leite, a manteiga e o coco numa panela. Leve ao f ogo por 3 minutos, ou até ferver. Retire do fogo e despeje,  aos  poucos,  e  sem  parar  de  mexer,  sobre  os ingredientes  secos  peneirados.  Mexa  vigorosamente  até ficar  homogêneo. Forre, com um  pedaço de  pano  fino, de preferência  musseline, a parte  de cima de uma cuscuzeira, com  20 cm  de diâmetro. Despeje  a massa  e  reserve. Na parte debaixo da cuscuzeira, coloque 500 ml de água e leve ao fogo por 3  minutos, ou até ferver. Encaixe  a cuscuzeira, tampe a panela e reduza o fogo. Cozinhe em fogo baixo por 50  minutos, ou até  a massa  ficar  macia. Retire  do fogo e desenforme  com cuidado. Se  preferir, polvilhe com canela em pó ou sementes de erva-doce. Sirva com mel ou melado.
 
 
Fonte: Revista Água na Boca
 


Escrito por Ingrid às 23h08
[] [envie esta mensagem]


 
  RECEITAS MARAVILHOSAS

Doce de abóbora
 


Ingredientes:
 
1 kg de abóbora descascada
1 colher (sopa) de cal virgem para uso culinário
4 xícaras de açúcar
2 xícaras de água
12 cravos-da-índia
1 canela em pau
 
Modo de Preparo:

Corte a abóbora  em cubos  de 3 cm. Desmanche a cal em
2 litros  de água  fria e  despeje sobre  as  abóboras.
 Deixe descansar  por  2  horas. Escorra e  elimine  a  água. Lave
os pedaços de  abóbora  em  água  corrente  por  2 ou três vezes.
Coloque o  açúcar e a água  em uma  panela e leve
à fervura. Adicione  os cravos e a canela. Fure, de leve, os pedaços de abóbora para que a calda penetre. Coloque-os na panela.
Ferva em fogo baixo para que eles fiquem firmes porém macios.
Retire-os com uma  escumadeira e  coloque em uma  compoteira. Reduza a calda  até o  ponto de  fio e despeje sobre as abóboras. Deixe esfriar antes de servir.
 
 
 
Arroz-doce
 


Ingredientes:
 
1 xícara de arroz lavado e escorrido
4 xícaras de leite
1 xícara de açúcar
2 colheres de sopa de água de rosas ou flor de laranjeira
1 colher de sopa de canela em pó
 
Modo de Preparo:

Numa  panela, coloque  o arroz  e  o leite, misture, leve  ao fogo alto e deixe ferver.Reduza o fogo e  cozinhe, mexendo sempre com uma  colher de pau para a mistura não grudar no fundo da panela, por cerca de 50 minutos ou até o arroz ficar macio. Acrescente o  açúcar e a água de rosas  ou flor de laranjeira, misture  bem e  tire do  fogo. Coloque o arroz-doce numa travessa, polvilhe com canela e sirva.
 
 
 
 
Curau de milho




Ingredientes:
 
12 espigas de milho verde
8 xícaras de leite
2 e 1/2 xícaras de açúcar
pitada de sal
 
Modo de Preparo:

Lave muito bem as espigas de milho, rale-as em um ralador cuidadosamente e, depois, raspe  bem os  sabugos  com a ajuda de uma colher. Coloque em  uma tigela  e acrescente
o  leite. Misture  bem  e deixe a  massa  descansar  por  10 minutos. Coloque em um pano bem limpo ou peneira  fina e esprema muito bem. Unte uma forma  de  bolo (com furo no meio) com um  pouco de  óleo de canola. Coloque  em uma panela  o  caldo  de  milho e  acrescente  o  açúcar, misture
bem e leve ao fogo cozinhando lentamente até que o curau engrosse, cerca de 40 minutos. Despeje a mistura na forma untada e deixe  esfriar. Leva à geladeira e sirva, salpicando com um pouco de canela.
 
 
 
 
Doce de batata-doce

 


Ingredientes:
 
2 kg de batata-doce
açúcar
leite puro de 1 coco
 
Modo de Preparo:

Cozinhe, descasque e passe  as batatas  pelo espremedor. Meça as xícaras  de massa de  batata para juntar a mesma quantidade de açúcar. Misture e leve ao fogo, mexendo até começar  a largar  da panela; acrescente o leite de  coco e mexa até dar o ponto em que, ao virar  a panela, o doce se desprenda completamente. Ponha em compoteira.
 
 
 


Escrito por Ingrid às 23h06
[] [envie esta mensagem]


 
  [ ver mensagens anteriores ]  
 
 



Meu perfil
BRASIL, Sudeste, SAO PAULO, ALTO DA MOOCA, Mulher, de 20 a 25 anos, Portuguese
MSN -


HISTÓRICO
 08/07/2012 a 14/07/2012
 03/06/2012 a 09/06/2012
 09/10/2011 a 15/10/2011
 18/09/2011 a 24/09/2011
 03/07/2011 a 09/07/2011
 20/02/2011 a 26/02/2011
 25/07/2010 a 31/07/2010
 21/02/2010 a 27/02/2010
 22/11/2009 a 28/11/2009
 05/07/2009 a 11/07/2009
 22/03/2009 a 28/03/2009
 26/10/2008 a 01/11/2008
 19/10/2008 a 25/10/2008
 05/10/2008 a 11/10/2008
 28/09/2008 a 04/10/2008
 21/09/2008 a 27/09/2008
 14/09/2008 a 20/09/2008
 06/04/2008 a 12/04/2008
 30/03/2008 a 05/04/2008
 02/03/2008 a 08/03/2008
 03/06/2007 a 09/06/2007
 27/05/2007 a 02/06/2007
 20/05/2007 a 26/05/2007
 25/03/2007 a 31/03/2007
 25/02/2007 a 03/03/2007
 20/08/2006 a 26/08/2006
 26/02/2006 a 04/03/2006
 19/02/2006 a 25/02/2006



OUTROS SITES
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis
 http://cantorapupicrystel.blogspot.com
 http://pupicrystelshow.blogspot.com/
 http://pupicrystelsucesso.blogspot.com/
 http://pupicrystel.brasilflog.com.br/
 http://www.flogao.com.br/pupicrystel
 http://www.flogvip.net/pupicrystel
 http://ingridcr.fotoblog.uol.com.br/
 http://pupicrystel.fotoflog.com.br/
 http://www.fotologbr.com.br/pupicrystel
 http://pupicrystel.gigafoto.com.br
 http://spaces.msn.com/pupicrystel
 http://pupicrystel.multiply.com
 http://pupicrystel.vipflog.com.br
 http://www.vibeflog.com/pupicrystel
 http://www.valeflog.com.br/pupicrystel
 http://www.pupicrystel.myblog.com.br
 http://www.pupicrystel.myflog.com.br
 http://www.freefotolog.net/pupicrystel
 http://www.nossoflog.com.br/pupicrystel
 http://www.megaflog.com.br/pupicrystel
 http://www.bloglines.com/blog/PUPICRYSTEL
 http://br.geocities.com/pupicrystel/log_pagina.html
 http://br.geocities.com/pupicrystel/pagina_pessoal.html
 http://flog.clickgratis.com.br/pupicrystel
 http://www.eflog.net/pupicrystel
 http://www.eflog.com.pt/pupicrystel
 http://pupicrystel.clickblog.com.br
 http://www.pupicrystel.clickblog.com.br
 http://www.gazzag.com/pupicrystel
 http://ingridcr.beltrano.com.br
 http://pupicrystel.uolk.com.br/
 http://br.groups.yahoo.com/group/pupicrystel
 ORKUT INGRID
 CLUBAO PUPI CRYSTEL
  http://www.care2.com/c2c/group/pupicrystel
 http://www.portugalnet.pt/pupicrystel
 http://pupicrystel.myphotoalbum.com
 Weblog publish Pupi Crystel


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!